Será lançado o Comitê Maranhense pela Revogação do Novo Ensino Médio. O evento será nesta quarta-feira, dia 12 de abril, às 17h, no Centro Educa Mais João Francisco Lisboa (CEJOL), no Centro de São Luís.
Ao todo existem nove Comitês estaduais criados no país. O objetivo é mobilizar as entidades ligadas à educação e toda a sociedade civil para a revogação da lei que instituiu o Novo Ensino Médio (NEM), diante dos prejuízos que essa mudança trouxe para os estudantes da educação pública e professores.
Para falar sobre essa questão, o Jornal Tambor desta terça-feira (11/04), entrevistou Jorge Leão e James Dean Bastos.
Jorge é professor de Filosofia do IFMA e mestre em Educação. James é professor da Rede Estadual de Ensino e doutor em Educação.
(Veja, ao final desse texto, a edição do Jornal Tambor com a entrevista de Jorge Leão e James Dean Bastos)
Para James, o atual ensino médio é um projeto que “diminui o acesso do aluno ao conhecimento”. Para ele, esse novo modelo de ensino não garante uma formação com qualidade.
O Novo Ensino Médio é fruto de “uma medida arbitrária”, diz James, justificando que “isso fica claro quando não é discutido com quem verdadeiramente faz a educação no país, que são professores e alunos”. Ele afirma que isso “prejudicou toda a organização do curriculo”, afirmou o profissional da educação.
Segundo Jorge Leão, a reforma do Novo Ensino Médio não é “inclusiva” e favorece a desigualdade social. Ele diz que “o currículo que está preconizado na reforma vai tirar da juventude, da classe trabalhadora, a oportunidade de se apropriar desses conteúdos fundamentais para o processo de leitura do mundo”.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Jorge Leão e James Dean Bastos)