Da Agência Tambor
13/07/2021
Pelo menos quatro trabalhadores rurais foram assassinados no Maranhão em menos de um mês. Reginaldo Alves Barros e Maria da Luz Benício de Sousa em Junco do Maranhão; Antônio Gonçalves Diniz em Arari e, ontem (11), José Francisco de Sousa Araújo em Codó.
Nesta segunda-feira (12), o Jornal Tambor conversou com o advogado e militante dos direitos humanos Luis Antonio Pedrosa sobre a escalada da violência no campo no Maranhão.
VEJA ABAIXO A ENTREVISTA
‘’Não se mata quatro pessoas do mesmo segmento da sociedade em menos de 30 dias por coincidência’’, disse Luis Pedrosa.
Na entrevista ele citou a dificuldade do Maranhão de superar a pistolagem e da falta de investigação adequada para descobrir os mandantes dos crimes. ‘’Não sabemos se existe uma ligação entre esses crimes, mas certamente há uma onda no estado’’ afirmou.
A morte mais recente ocorreu em Vergel, povoado de Codó. José Francisco de Sousa Araújo foi o quarto membro de sua família assassinado por conta dos conflitos agrários na região.
Luis Antonio Pedrosa apontou que os conflitos fundiários no Maranhão configuram uma guerra. O advogado acrescentou que a lógica de desenvolvimento do estado é a mesma desde a colonização. ‘’São grandes empreendimentos, monocultores, com produtos primários voltados para a exportação’’. Pedrosa ressaltou que ‘’os conflitos agrários decorrem dessa estrutura arcaica, podre, mas que ainda não caiu’’.
Questionado sobre as medidas emergenciais para conter a violência no campo, Pedrosa sugeriu a criação de um grupo de investigação especializado em questões fundiárias.
Ele falou também que seria importante, necessário, a convocação de uma audiência publica e um pedido para que os movimentos sociais apresentem a relação com todos os inúmeros conflitos existentes no Maranhão. A partir daí, pode ser planejado uma estratégia de intervenção para os casos mais graves fundamentada na criação de forças-tarefas e baseadas em investigações’’ destacou.
Veja abaixo, em nosso canal no YouTube, a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista de Luis Antonio Pedrosa:
YouTube: https://youtube.com/channel/UCSU9LRdyoH4D3uH2cL8dBuQ
Ouça abaixo, pela plataforma Spotify, a entrevista completa de Luis Antonio Pedrosa ao Jornal Tambor.