O debate “A Revolução Cubana e a batalha das ideias” foi realizado na terça-feira, dia 19 de setembro. O evento aconteceu no Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis, em São Luís
A atividade contou com a presença de Olga Ríos, professora da Academia de Ciências de Cuba. E Luís Salazar, professor do Instituto Superior de Relações Internacionais “Raúl Roa García” (ISRI).
Esta ação integrou a programação da XI Jornada Internacional de Políticas Públicas da UFMA (JOINPP), realizada entre os dias 19 a 22 de setembro. Além disso, contou com debates, minicursos e apresentações culturais.
Para falar sobre esse assunto, o Jornal Tambor de terça-feira (19/09) entrevistou Régina Galeno, Eunice Damasceno e Franklin Douglas.
Eunice é professora e coordenadora da XI Jornada Internacional de Políticas Públicas da UFMA; Régina é da Associação Cultural José Martí e Cebrapaz; e Franklin é da Associação Cultural José Martí e da Comissão Organizadora da XI JOINPP.
Leia também: UFMA realiza 11ª edição da Jornada Internacional de Políticas Públicas
(Veja, ao final deste texto, a íntegra do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Régina Galeno, Eunice Damasceno e Franklin Douglas)
De acordo com a professora Eunice, a JOINPP existe há 20 anos e faz parte da estratégia do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA, proporcionando o compartilhamento de ideias e pesquisas.
Ela disse que seu objetivo “é a discussão da própria sociedade capitalista” para “aprofundar o debate da crise do capital” e também “todas as formas de enfrentamento e resistência à essa crise”.
Já Régina Galeno lembrou que o evento possibilita a “desmistificação de ideias negativas sobre a nação cubana”. Além das ideologias contra o povo e o governo cubano disseminadas pelos Estados Unidos.
Para ela, Cuba é um exemplo de superação e merece nosso apoio e admiração. Isso por conta das “importantes conquistas sociais obtidas com quase nenhum recurso, devido ao bloqueio econômico repressor”.
Para Franklin o debate tem importância para aprofundar e reincorporar o diálogo sobre “A Revolução Cubana” e suas “principais perspectivas para o futuro do povo de Cuba”.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Ana Lourdes Ribeiro e Ione Oliveira).