Neste mês de setembro, serão abertas as inscrições para o 3° Seminário de Comunicação e Poder no Maranhão.
A atividade acontecerá no dia 11 de novembro e será promovida pela Agência Tambor e Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço-MA).
O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), que participou das duas primeiras edições, foi novamente convidado. A entidade do Rio de Janeiro contribuirá na parte pedagógica.
Leia também: Violência! Audiência debate violações de direitos humanos no Maranhão
As organizadoras do evento, Abraço-MA e Agência Tambor, estão propondo duas mesas. Uma delas vai tratar da realidade nacional. A outra discutirá a situação regional, as situações vividas no território maranhense.
A democratização da comunicação é o assunto balizador do seminário, realizado pela primeira vez em 2017.
Diferentes organizações sociais estarão apoiando esta nova edição, que busca debater a comunicação em diferentes dimensões, avaliando a nova conjuntura, os cenários possíveis, identificando problemas, provocando e buscando formas de agir; formas de atuar concretamente junto a comunicação popular.
Pelo menos três pessoas, que estarão vindo de outros estados, já estão definidas no seminário. São elas:
Claudia Santiago – Jornalista e historiadora. É coordenara do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), organização que desde o início da década de 1990 faz um trabalho de formação na área de comunicação popular e sindical, em todas as regiões do Brasil. Ela é cofundadora do NPC.
Admirson Medeiros (Greg) – É o atual Secretário de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e atual Coordenador do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC) e Membro do Conselho Nacional de Direitos Humanos.
Daiene Mendes – Jornalista, começou como comunicadora no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Trabalha na Repórter Sem Fronteiras, organização internacional, que atua em defesa da liberdade de informar e ser informado. Nessa entidade, de origem francesa, coordena o Programa de Apoio ao Jornalismo (PAJOR).