Skip to main content

Incêndios ameaçam subestações da Eletronorte no Maranhão

Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
08/01/20

Foram registrados, na quinta-feira, 2 de janeiro, focos de incêndios em equipamentos da subestação da Eletronorte, no município de Miranda do Norte. Segundo o presidente do Sindicato dos Urbanitários do Maranhão, Fernando Antonio Pereira, o caso ocorreu por conta da falta de manutenção dos maquinários da empresa. Em novembro de 2019 também foi registrado outro foco. 

Fernando Pereira relata que o governo federal, alegando economia de verbas, não tem realizado os reparos e melhorias necessárias nos equipamentos e isso agrava o problemas já existentes, ocasionando os incêndios. “Recentemente eles também já suspenderam a manutenção dos pára-raios”, ressaltou. Com a suspensão das manutenções anuais, diversos maquinários estão em condições precárias, dificultando o trabalho e colocando em risco a energia que abastece o Maranhão. 

Segundo o sindicalista, desde que o presidente Jair Bolsonaro sugeriu a privatização da Eletrobrás, o serviço vem sendo precarizado, o que pode induzir a população a acreditar que a venda da estatal seria benéfica ao país, o que não é verdade. “É uma coincidência eles suspenderem a manutenção para economia. Estão precarizando os serviços para justificar a privatização”, argumentou Fernando Pereira.

Os casos ocorridos preocupam o presidente do sindicato já que a subestação de Miranda do Norte, além de tudo, também fornece energia para o sistema Italuís. Ele conta, também, que a subestação está apenas com um operador e não dois, como previsto em lei. 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados