Agricultores e agricultoras familiares de mais de 100 municípios maranhenses, de todas as regiões, participaram do Seminário Estadual da Agricultura Familiar e Produção de Alimentos Saudáveis, realizado de 18 (segunda-feira) a 21 (quinta-feira) deste mês de setembro.
Promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA), em parceria com os 215 Sindicatos filiados, os agricultores tiveram a oportunidade de debater importantes temas para o fortalecimento da agricultura familiar no Maranhão.
Leia também: Trabalhadores rurais fazem apelo a Carlos Brandão
Para a presidente da FETAEMA, Angela Silva, o Seminário representou um momento marcante “para dialogarmos sobre temas fundamentais para a nossa produção de alimentos, comercialização e segurança alimentar”.
Angela Silva destacou ainda que o seminário “propiciou um contato direto entre trabalhadores e trabalhadoras rurais, dirigentes sindicais, associações e o governo federal e o governo estadual”.
A secretária de Política Agrária da FETAEMA, Lígia Daiana, assinalou que o seminário marcou a integração de agricultores, dirigentes do governo nas esferas estadual e federal, dirigentes sindicais, representantes de associações num debate em prol da agricultura familiar e produção de alimentos saudáveis.
Foram quatro dias de uma vasta programação realizada na Casa do Agricultor Familiar da FETAEMA, na região metropolitana de São Luís. Entre os temas debatidos, o Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar), o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e assistência técnica, dentre outros.
Na mesa de abertura estiveram presentes representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a secretária de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Vânia Marques e o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Bira do Pindaré.
Também marcaram presença, o superintendente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP), Sandro Montenegro, o superintendente do INCRA, no Maranhão, Zé Carlos, o superintendente do Banco do Nordeste, Isaque Nascimento, o presidente da Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Maranhão (UNICAFES), Joaquim Alves, e a presidenta do Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Concita da Pindoba.
A abertura do Seminário contou com uma mística que trouxe como tema “Semente, terra e água”, onde foi reafirmada a importância da produção da agricultura familiar maranhense e das bandeiras de luta defendidas pela Fetaema e os 215 Sindicatos filiados.