Ao longo da semana, a Diretoria da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultoras e Agricultores Familiares do Maranhão (FETAEMA) esteve em Brasília, participando de diversas atividades da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG).
A presidenta, Angela Silva, o secretário de Política Agrária, Edimilson Costa, o secretário de Juventude, Geová Goes e o assessor jurídico, Diogo Cabral, participaram do Conselho Deliberativo da Confederação, além de reuniões em Ministérios do governo federal e no Congresso Nacional. As ações foram para buscar políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar do Maranhão e a defesa dos territórios e proteção do Cerrado e da Amazônia.
Na quinta-feira, dia 30 de março, os dirigentes estiveram presentes na entrega das pautas do Grito da Terra Brasil (GTB) e do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, na sede da CONTAG.
Essas ações, organizadas pelo Movimento Sindical Rural (MSTTR), apresentam demandas dos trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares ao governo federal e reafirmam a luta histórica da categoria por reforma agrária, qualidade de vida no campo, produção de alimentos saudáveis, crédito fundiário, educação no campo, desenvolvimento rural, inclusão digital e combate à fome.
O vice-presidente, durante seu discurso, destacou a importância da recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), chefiado por Paulo Teixeira, como compromisso do governo federal com a agricultura familiar. Além disso, o MDA também está fazendo parte do Conselho da Câmara de Comércio Exterior (Camex).
“A agricultura familiar é essencial para abastecer o mercado interno brasileiro com alimentos sustentáveis, gerar ocupações rurais e promover o desenvolvimento”, afirmou Alckmin. “O boné da Contag é o boné da justiça social”, destacou.
Sobre as atividades em Brasília, a presidenta Angela Silva ressaltou o fortalecimento da luta sindical do Maranhão e a agricultura familiar. “Estamos buscando projetos e políticas públicas que fortaleçam o campo maranhense. Especialmente os nossos trabalhadores e trabalhadoras rurais”, disse.
Na ocasião, a presidenta da FETAEMA entregou ao vice-presidente da República o livro produzido pela Federação “Conflitos e Lutas dos Trabalhadores Rurais no Maranhão ano 2021”.
Audiência com o Ministério do Direitos Humanos e Cidadania
Na sexta-feira, dia 31 de março, a FETAEMA esteve em audiência com a secretária Executiva do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Rita Cristina de Oliveira e a diretora de Ouvidoria Agrária Nacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Claudia Maria Dedico. O encontro aconteceu na sede do MDHC.
A pauta foi em torno dos conflitos socioambientais existentes no campo maranhense. Foi dialogado sobre a proteção dos direitos humanos nas áreas de conflitos.
Como encaminhamento feito pelo Ministério, será criada uma força tarefa para o Maranhão de prevenção desse tipo de violência.
Participaram da reunião, a presidenta, Angela Silva, o secretário de Política Agrária, Edimilson Costa, o secretário de Política Agrária da CONTAG, Alair dos Santos, o professor e pesquisador da UEG e Ulster University, Terto Net, e a representante da Ulster University, UK Siobhán Wills.
Fonte: FETAEMA