O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins (STEFEM) devolveu a minuta apresentada pela Vale do Acordo Coletivo de Trabalho Específico 2023/2025.
A proposta foi apresentada durante a terceira rodada de negociações realizada, de forma virtual, na segunda-feira (17).
“A Vale apresentou uma minuta de acordo coletivo com várias cláusulas que não foram negociadas em mesa e outras com redação que poderiam prejudicar os trabalhadores. O nosso setor jurídico fez as correções e devolvemos a minuta à Vale. Agora, esperamos a empresa validar a minuta para apresentar as propostas aos trabalhadores”, disse o presidente do STEFEM, Washington Nascimento.
A reunião fez parte das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho Específico fundamental para a garantia de todos os direitos nas relações do trabalho e dos benefícios sociais conquistados nos acordos coletivos anteriores.
O STEFEM iniciou, em 27 de março deste ano, o processo de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho Específico com a Vale, que tem cerca de 50 cláusulas com a “Pauta de Reivindicações” aprovada pelos trabalhadores.
Entre as reivindicações, o STEFEM cobra melhoria na proposta do “Cartão Lanche”, o “Prêmio de Assiduidade” (que representa uma condição importante para a sustentação financeira das famílias), o reajuste de 6,46% do Plano de Saúde, o reembolso educacional de nível superior, o Banco de Horas, a manutenção de 40 horas semanais, a diária operacional e o auxílio lanche.