O projeto Raízes Solares está em busca de produzir energia solar na comunidade quilombola de Piquí da Rampa, localizada no município maranhense de Vargem Grande/MA.
Seu objetivo é promover o desenvolvimento sustentável de comunidades tradicionais e o combate à fome, por meio da geração de energia solar.
O Jornal Tambor de terça-feira (03/09) abordou o assunto. Entrevistamos Valdenice Ferreira dos Santos e Walter dos Santos, ambos quilombolas da comunidade Piquí da Rampa.
Walter é presidente da Associação Comunitária do Quilombo, e Valdenice é bióloga e doutoranda em biotecnologia.
(Veja, ao final deste texto, o Jornal Tambor com a íntegra da entrevista de Valdenice e Walter)
No Jornal Tambor, eles falaram sobre os diversos benefícios que as famílias agricultoras terão com o uso da energia solar em seu território.
O problema para a implantação é financeiro, já que o quilombo não possui recursos para implementar o projeto.
A comunidade de Piquí da Rampa conta com 36 famílias e está situada dentro de uma área maior, o território quilombola Rampa, que possui 206 anos de existência e abrange 6.418 hectares de terra. O território inclui outras duas comunidades: São Joaquim da Rampa e Rampa.
Segundo Valdenice, o projeto servirá como modelo para outras comunidades no uso de energias renováveis em quilombos.
Ela explicou que o projeto reduzirá os custos de energia para a produção agrícola, além de gerar um fundo econômico que financiará mais projetos sustentáveis.
Para Walter, a comunidade só tem a ganhar com a presença desse projeto. Ele enfatizou que é uma oportunidade de autonomia para um povo que foi relegado a fome.
Ele destacou que a produção de energia solar auxiliará os agricultores familiares com a ampliação da produção.
Walter explicou que a comunidade conseguirá aumentar sua renda, já que o custo atual da energia em Piquí da Rampa é muito alto.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Valdenice e Walter)