Skip to main content

Domingos Paz é o primeiro vereador cassado na história da Câmara Municipal de São Luís

Foto; Divulgação

Após dois anos de muita pressão da sociedade, especialmente de grupos e entidades ligadas aos movimentos de mulheres, além de denúncias da imprensa, o vereador Domingos Paz (DC) teve seu mandato cassado por quebra de decoro parlamentar.

Domingos Paz, suspeito de crimes sexuais contra mulheres em 2022, teve seu mandato cassado em sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (9/08), na Câmara de Vereadores de São Luís. Foram 24 votos a favor da cassação e duas abstenções.

Leia também: Votação nominal – Movimento de Mulheres quer cassação do vereador Domingos Paz

Votaram a favor da cassação os vereadores Edson Gaguinho, Pavão Filho, Thyago Freitas, Álvaro Pires, Umbelino Júnior, Marquinhos, Nato Júnior, Octávio Soeiro, Daniel Oliveira, Marcos Castro, Tiririca, Raimundo Penha, Dr. Gutemberg, Andrey Monteiro, Marlon Botão, Concita Pinto, Rosana da Saúde, Marcial Lima, Chico Carvalho, George da Cia., Karla Sarney, Fátima Araújo, Ribeiro Neto e Coletivo Nós. Abstiveram-se Antônio Garcez e Astro de Ogum.

Antes da votação, o vereador Domingos Paz chegou a renunciar ao mandato, mas a renúncia não foi aceita pela Mesa Diretora da Câmara, pois o parlamentar perdeu o prazo, que deveria ter sido cumprido antes do início do processo de cassação.

Em mais de 400 anos de história da Câmara de Vereadores de São Luís, Domingos Paz é o primeiro parlamentar a ser cassado após várias denúncias de assédio e abuso sexual.

Movimento de mulheres na Câmara Municipal de São Luís

Em 2022, a Polícia Civil do Maranhão abriu um inquérito para investigar essas denúncias. Na época, ao menos seis pessoas alegaram ter sido vítimas do político, incluindo uma adolescente de 14 anos.

Ainda em 2022, a vereadora Silvana Noely enviou um ofício para a Câmara Municipal pedindo o afastamento temporário do vereador.

Em 2023, a vereadora Silvana Noely apresentou uma nova denúncia contra Domingos Paz. Segundo ela, uma jovem de 17 anos, que trabalhava na casa do vereador, teria sofrido uma tentativa de abuso sexual.

Neste ano de 2024, após a maioria dos vereadores acompanharem o relatório da Comissão Processante pela procedência da denúncia de abuso sexual contra Paz, a Câmara Municipal deliberou pela cassação de seu mandato. Em seu lugar, assume o suplente Sá Marques.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados