
A questão aqui é a sonhada democracia. Estamos falando de políticas públicas, justiça social, direitos humanos, preservação ambiental, combate à desinformação.
Tudo isso passando pela participação social, pela tua participação.
Queremos (e precisamos) refletir contigo sobre questões fundamentais.
Qual é o papel do jornalismo diante dos desafios que enfrentamos atualmente? Que tipo de jornalismo interessa a grandes empreendimentos como Vale, Alumar, Bradesco, Suzano, Mateus? Quem financia o jornalismo no Brasil? Qual é o valor econômico de um trabalho que articula jornalismo e comunicação popular, produzido a partir do empobrecido Maranhão?
A Agência Tambor está lançando uma Campanha de Financiamento Coletivo, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Tecnologia e Economia da UFMA (ETC).
Sobre tua participação
Além da nossa necessidade de arrecadar recursos, esta campanha tem também um propósito educativo.
Precisamos provocar o debate sobre a relação entre jornalismo e participação social no Brasil maranhense.
A Agência Tambor não é financiada por grandes empresas, não recebe apoio estatal, nem faz parte de cartéis oligárquicos.
Nosso trabalho é mantido graças ao apoio de organizações sindicais, doações de entidades filantrópicas, editais e contribuições diretas de pessoas que acreditam no projeto.
Produzir conteúdo informativo exige investimento. Trata-se de uma cadeia produtiva, profissionais trabalhando diariamente na realização de:
• entrevistas,
• redação de textos,
• produção de áudios, vídeos, fotos e artes gráficas,
• mobilização social,
• edição e distribuição de boletins.
Em março de 2025, a Agência Tambor completou sete anos.
Queremos seguir superando — junto a setores específicos da sociedade — os obstáculos políticos e econômicos que enfrentamos.
Hoje, por exemplo, estamos sendo processados pelo agronegócio, que pede na Justiça uma indenização financeira por danos morais.
O motivo do processo? A ruptura do silêncio sobre um caso de violência envolvendo uma comunidade quilombola.
Estamos em constante ameaça, inclusive com intimidações de cunho financeiro.
Participe!
Na prática, vivemos um processo de resistência.
Por isso, queremos conversar com você sobre a economia da comunicação — e o que isso significa para a vida em sociedade.
Nossa atenção, capturada pelas big techs, tornou-se a mercadoria mais valiosa do momento.
Essas poderosas empresas de tecnologia, aliadas a um projeto de ascensão da extrema-direita, são capazes de resolver nossos problemas de informação? Ou estamos “bem servidos” pelo antigo coronelismo midiático?
Nós acreditamos que existe um caminho alternativo e queremos tua participação para seguir em frente.
Entre nessa roda! Apoiar é fácil!
Acesse benfeitoria.com/agenciatambor e escolha o valor com que você pode contribuir.
Se preferir, você pode fazer uma doação via Pix através da chave: 18.525.582/0001-95