O Jornal Tambor entrevistou a jornalista e coordenadora política do Justiça nos Trilhos, Larissa Pereira Santos. O dedo de prosa se deu na quarta (07/12) e tratou do evento “Encontro Sobre Fluxos Financeiros Ilícitos e Mineração – Caso Brasil”, que aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro.
(A entrevista com Larissa Santos está disponível no fim do texto)
O evento foi idealizado pela Justiça nos Trilhos, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Alternative Information and Development Center, a Asian People’s Movement on Debt and Development, e a Fundação Facev. O encontro também teve participação do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas.
Dentre os temas discutidos no encontro estão o contexto político-econômico no Brasil, análises de conjuntura, manobras fiscais, setor extrativista e a partilha de pesquisas e materiais sobre a mineração e exploração de terra.
Larissa conta que o evento obteve sucesso em definir as atividades ilegais de empresas atuantes na região da Estrada de Ferro Carajás. “Discutimos pesquisas apresentadas no seminário que trouxeram indícios de evasão fiscal, fluxos financeiros ilícitos e manobras fiscais praticadas por empresas da mineração. A avaliação que fazemos do encontro é muito positiva.”
Os dados apresentados pelos pesquisadores são inéditos e de fácil compreensão, diz a coordenadora da Justiça nos Trilhos. Ela aponta que os dados fiscais são públicos, com acesso pelo Portal de Transparência de cada município, mas que são de difícil acesso.
“Com a divulgação dessas pesquisas podemos informar mais pessoas sobre os recursos de mineração, como a população pode monitorar esses recursos e como podem fazer o controle social em relação à aplicação destes”, diz Larissa.
(Veja abaixo o Jornal Tambor, incluindo a entrevista de Larissa Santos)