Skip to main content

Conselho fortalece atuação da Psicologia junto a quilombolas no Maranhão

Primeira escola quilombola de São Luís receberá lançamento de publicação inédita que orienta a atuação de Psicólogas(os) junto aos povos quilombolas. Na imagem equipe técnica do CRP MA com Lúcio Rogério Costa Viana, Gestor Geral do Centro Educa mais Quilombola Professor Luiz Alves Ferreira. Foto: ASCOM CRP MA

Segundo último Censo do IBGE (2022) o Maranhão é o estado com maior quantitativo de territórios quilombolas do país, são pelo menos 2.025 localidades, o equivalente à 23,99% do quantitativo total no Brasil. Dos municípios brasileiros com maior presença quilombola estão Alcântara (MA), com 122 localidades, seguido por Itapecuru Mirim (MA), com 121, e Januária (MG), com 101. Em seguida estão a Bahia, com 1.814 localidades, e Minas Gerais com 979 localidades, correspondendo, respectivamente, a 21,49% e 11,60% do total.

O Conselho Regional de Psicologia do Maranhão – 22ª Região (CRP-MA), por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), realizará o lançamento regional das Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) junto aos Povos Quilombolas em São Luís, o evento acontece de modo presencial, mas também contará com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do CRP MA, visando garantir o acesso de psicólogas e psicólogos que estão fora da capital ao conteúdo das discussões.

As Referências Técnicas produzidas no âmbito do CREPOP têm como missão qualificar a atuação da Psicologia nas diversas políticas públicas, reafirmando o compromisso ético-político da categoria com a transformação social. No caso da nova publicação direcionada aos Povos Quilombolas, esse compromisso é reforçado ao reconhecer que o fazer psicológico deve se construir em diálogo com os modos de vida, territórios, tradições e cosmopercepções das comunidades quilombolas.

A Conselheira Jordôa Moreira, Coordenadora do CREPOP no Maranhão, destaca a importância da publicação: “As referências podem ajudar de diferentes formas na ampliação das perspectivas profissionais na Psicologia e sua relação com diferentes populações, inclusive quilombolas que possuem uma presença muito expressiva no Maranhão.

A referência possibilita também um encontro com a nossa história, não apenas a maranhense mas com a história do Brasil, a história muitas vezes ocultada pelo racismo. Os quilombos são organismos vivos e possuem formas de organização específicas e representam uma forte resistência aos processos coloniais e o Maranhão, dispõe de uma grande variedade de Quilombos, o que por si só representa uma riqueza étnica e cultural.

O evento acontecerá no dia 28 de novembro a partir das 8h, no Centro Educa mais Quilombola Professor Luiz Alves Ferreira, localizado na Rua Mangue Seco, nº 300 – Quilombo Urbano Liberdade, São Luís – MA e a programação contará com uma mesa de diálogos entre psicólogas(os) de referência no Estado e lideranças quilombolas, seguida de um momento cultural com o grupo de tambor de Crioula, Crioulas e Crioulos.

Programação completa

  • 8h30 – Boas vindas Momento de recepção e arrecadação de livros com temáticas étnico-racial para doação para biblioteca do Centro Educa mais Quilombola Professor Luiz Alves Ferreira.
  • 9h – Mesa de Abertura: “Povos Quilombolas e Psicologia” Participantes: Ana Letícia Barbosa Lima, Jordôa Moreira Leite, Rosana Mendes Éleres de Figueiredo, Zica Pires, Karina Muniz e Francisco Valberto.
  • 11h – Merenda e Apresentação Cultural Tambor de Crioula com o grupo Crioulas e Crioulos

Serviço

  • O que? Lançamento de Referências Técnicas para atuação de Psicólogas(os) junto aos povos Quilombolas
  • Quando? 28 de novembro de 2025 das 8h às 12h
  • Onde? Centro Educa mais Quilombola Professor Luiz Alves Ferreira | Rua Mangue Seco, nº 300 – Quilombo Urbano Liberdade, São Luís – MA. Próximo à Policlínica do Idoso.
  • Evento Gratuito, acessível com tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais e aberto ao público.
  • Realização: Conselho Regional de Psicologia do Maranhão
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados