Skip to main content

Consalem! Sindicato enfatiza relação entre serviço público e cidania

A importância do serviço público para assegurar a cidadania é o tema central do XV Congresso dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (Consalem).

Promovido pelo Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Sindsalem), o Congresso ocorrerá na quinta-feira (24) e na sexta-feira (25), no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão, localizado no Calhau, em São Luís (MA).

A programação começará às 9h na quinta-feira, com a fala do presidente do Sindsalem, Nataniel Serejo, seguida, às 9h15, da saudação do Sindicato.

Ainda na manhã de quinta-feira, às 9h30, a professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e mestre e doutora em serviço social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rivania Moura, abordará “A importância do serviço público para assegurar a cidadania.” O primeiro dia da programação será encerrado às 11h com um lanche.

Na sexta-feira, das 9h às 11h30, sob a mediação do diretor do Sindsalem, Luiz Noleto, será construído o Plano de Lutas da categoria, além de ser apresentada a prestação de contas e o balanço da gestão.

A programação finalizará no sábado (26), às 12h, com a Festa do Servidor, na Sede Recreativa do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (SINDJUS), localizada na Estrada da Raposa.

Histórico:

Em 2006, servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão, de distintas origens e tempos de serviço, decidiram impulsionar a criação de uma nova ferramenta de luta em busca de conquistas trabalhistas no Poder Legislativo estadual.

Assim, em 2007, nasceu o Sindsalem, em um processo democrático. Foram realizadas várias assembleias gerais, lideradas pela Comissão Organizadora, composta pelos servidores Nataniel Serejo, Luiz Noleto, Joana Araújo, Sílvia Bogéa, Benedito Guterres, Enock, Uziel Azoubel e Marly Gomes.

Nascido da luta, combativo, democrático e apoiado pela base, o Sindicato tem uma trajetória marcada por embates históricos em defesa dos direitos de seus filiados e filiadas.

Entre tantas conquistas, a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) em 2008 é uma marca da luta e da perseverança do Sindicato e da categoria.

Essa conquista não foi fácil. Uma greve foi deflagrada, contando com o apoio massivo da categoria e de várias entidades, como o Sindicato dos Bancários do Maranhão, Sintrajufe, Apruma, CSP-Conlutas e representantes de comunidades quilombolas.

Durante a greve, diversos atos foram realizados em que os servidores cobraram a aprovação do novo PCCV, o fim do nepotismo, da corrupção e da contratação de funcionários fantasmas na Alema.

O movimento ganhou força e, em contato com o então presidente do Sindicato, Luiz Noleto, interlocutores da Mesa Diretora informaram que o então presidente da Alema, deputado Humberto Coutinho, estava aberto à negociação.

Além da conquista do Plano de Cargos, uma outra grande vitória do Sindsalem foi a realização do Concurso Público da Casa.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados