
Como o desconhecido deputado federal Juscelino Filho, do União Brasil, que tem como principal base eleitoral uma pequena cidade maranhense de pouco mais de 30 mil habitantes, tornou-se Ministro das Comunicações em 2023?
De onde vem sua força política? Qual sua relação com a comunicação?
Juscelino é integrante do chamado Centrão e, no Maranhão, seu grupo familiar se firmou sob a proteção do grupo de José Sarney, sendo parte da antiga oligarquia.
O ex-senador José Sarney é uma das principais referências do Centrão, que mantém relações umbilicais com o grande cartel de mídia de mercado que atua no Brasil.
O Maranhão é, desde o século XX, o Estado brasileiro com maior concentração midiática, com José Sarney sendo sócio da Globo no Estado.
Juscelino Filho pediu desligamento do cargo de Ministro das Comunicações na terça-feira (08/04), após ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A denúncia foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) e trata de desvios em emendas parlamentares, quando ele estava no exercício do mandato de deputado federal.
Antes de ser denunciado pela PGR, uma investigação da Polícia Federal considerou que o mesmo deputado federal maranhense cometeu fraude em licitação, falsidade ideológica, violação de sigilo em licitação, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, além de integrar uma organização criminosa.
O deputado federal do Maranhão, a cria do grupo de José Sarney, estava no cargo de Ministro de Estado desde janeiro de 2023.