Skip to main content

Comitê de Cultura do Maranhão se integra a feiras de agricultura familiar

Boi do Leonardo integra a programação do evento.

Após percorrer vários municípios maranhenses com a Caravana Meu Lugar Fala — levando formações, orientações técnicas e promovendo reuniões institucionais em Codó, Timbiras, Coroatá, Carutapera, Rosário e Alcântara, o Comitê de Cultura do Maranhão retorna a São Luís e se integra na programação da 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) e na 3ª Feira da Agricultura Familiar (FEMAF), com uma programação ampla e voltada ao fortalecimento da cultura, da sustentabilidade e da economia solidária.

O Comitê é rede de organizações da sociedade civil, para promover articulação, mobilização social, comunicação e formação em direitos e políticas culturais e assim como tem acontecido em diversos eventos pelo Estado, o Comitê compõem a programação de Formação da na 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) e na 3ª Feira da Agricultura Familiar (FEMAF). “O Comitê integra um programa nacional desenvolvido a partir de edital lançado pelo Ministério da Cultura, fortalecendo a presença do Estado na promoção de uma cultura viva, diversa e participativa e as formações ofertadas pelo Comitê fortalecem essa diretriz”, afirmou a coordenadora executiva e geral do Comitê, Nadir Cruz.

Durante os quatro dias de programação, o público poderá conhecer novas tecnologias voltadas para a agricultura familiar, além de vivenciar as riquezas culturais e naturais de comunidades tradicionais e assentamentos da reforma agrária. Entre as atividades estão oficinas, seminários, capacitações, apresentações artísticas, festivais gastronômicos, exposições de equipamentos e serviços ao cidadão — tudo voltado à troca de experiências e à valorização da cultura local.

O Comitê de Cultura do Maranhão estará com a seguinte programação ao longo das Feiras: Seminário Regional sobre territorialidade, meio ambiente e cultura com a mesa redonda: Restauração Florestal e Justiça Climática, no dia 27/11/2025, das 8h às 9h30, no auditório Manuel da Conceição. A palestrante será Luzenice Macedo, do Instituto Maranhão Sustentável. Dentro dessa programação do Seminário terá a Exibição do filme Floras da Raposa (Dir. Cláudia Marreiros) e vivência com as protagonistas. As convidadas para o debate após a exbição do documentário que acontece das 14h às 16h, do dia 28/11 serão: Glauria Santos, Leuza Furtado e Zuleide Coelho.

Equipe do Comitê de Cultura do Maranhão e representantes da organização da 3ª Feira da Agricultura Familiar

A outra formação organizada pelo Comitê é a oficina de Fotografia de produtos e divulgação nas redes sociais no âmbito da Agricultura Familiar. A atividade será realizada em dois dias: 28/11 (14h às 16h) e 29 de novembro (13h30 às 15h). A ministrante será Claudia Marreiros e todos os cursos acontecem na Sala intitulada Dada, uma homenagem in memorian à quebradeira de coco babaçu, e professor Luizão, uma referência na luta em prol dos quilombolas.

Outra atividade organizada pelo Comitê é a atração cultural do dia 26 de novembro no palco interno da Femaf, o Boi da Floresta. A manifestação é da OSC celebrante do projeto Comitê de Cultura, a Associação Junina Turma de São João Batista, Boi da Floresta do Mestre Apolônio.

O Comitê de Cultura do Maranhão atua por meio de três eixos principais: Mobilização e Redes, Formação e Apoio Técnico e Comunicação e Difusão. Por meio deles, o Comitê articula artistas, gestores, produtores, comunidades tradicionais e instituições culturais, promovendo o diálogo, o fortalecimento de políticas públicas e a valorização das expressões culturais maranhenses. As formações oferecidas — tanto nos territórios visitados pela Caravana Meu Lugar Fala quanto na programação da Fenafes — reafirmam o compromisso do Comitê com a democratização do acesso ao conhecimento, o reconhecimento dos saberes locais e o fortalecimento da atuação de fazedores e fazedoras de cultura.

Sobre a 4ª Fenafes e a 3ª Femaf Este ano, a 4ª Fenafes e a 3ª Femaf reunirá delegações dos nove estados do Nordeste Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia — promovendo um grande encontro de culturas, sabores e saberes que refletem a diversidade da região. A feira integra o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar e é promovida pelo Consórcio Nordeste, Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP). O evento conta com patrocínio do Banco do Nordeste e realização da Unicafes, em parceria com a FUNCERN e o IFRN.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados