
Ed Wilson Araujo*
O historiador, escritor e roteirista Iramir Araujo lança no próximo dia 3 de abril a adaptação de “Os Tambores de São Luís” em quadrinhos. O romance histórico de Josué Montello (1917-2006) completa 50 anos em 2025.
Lançamento às 18h30, na Casa de Cultura Josué Montello (Rua das Hortas, 327, Centro, São Luís/MA).
A saga de Damião, em seu passeio por São Luís para visitar o trineto recém-nascido, ganha os traços de Ronilson Freire e Rom Freire (a capa é de Marcos Caldas), com roteiro de Iramir Araújo, que tem dedicado sua obra acadêmica e artística à história e cultura do Maranhão.
Com seus parceiros de longa data, Iramir Araújo já publicou, entre outros, “Balaiada – A guerra do Maranhão” (2008), “Ajurujuba – A fundação de São Luís” (2012), “O Mulato” (2019, adaptação do romance de Aluísio Azevedo), “Além das lendas” (2021) e “Úrsula” (2022, misto de adaptação do romance de Maria Firmina dos Reis e biografia da autora).
“Já há mais de 15 anos desenvolvo o projeto de apresentar a cultura do Maranhão em seus diversos aspectos, histórico, literário, da cultura popular e ficcional sob a forma de histórias em quadrinhos. E o faço por entender que esta é uma linguagem que atrai um público bastante amplo e que contribui enormemente para o letramento cultural. Por isso o público prioritário é o estudantil, que às vezes é “obrigado” a ler um clássico, “O Mulato”, por exemplo, e não consegue se interessar pela obra por causa da linguagem, do tema ou outras razões. Entretanto, quando o lê sob a forma de quadrinhos, compreende o romance e há a possibilidade de ele se interessar por conhecer o texto original. Isso tem acontecido. Tenho ouvido depoimentos de professores sobre isso. O que é muito estimulante”, comenta Iramir Araujo.
“Acredito e espero que a quadrinização de “Os Tambores de São Luís” também desperte esse desejo de conhecer o romance e, consequentemente, ampliar o interesse pela literatura de Josué Montello. É uma feliz coincidência que o lançamento da versão em quadrinhos se dê exatamente no ano em que o romance completa 50 anos de lançamento. Eu comecei a planejá-lo em 2021. Uma obra da importância de “Os Tambores de São Luís”, que traça uma epopeia do negro no Maranhão, que se enraíza na História e no imaginário maranhense, precisa ser mais conhecida por mais pessoas no Estado e no País”, continua.
O escritor José Neres, imortal da Academia Maranhense de Letras, sintetiza, no texto de apresentação desta versão em quadrinhos: “Ao longo das últimas cinco décadas, muitos amantes da literatura se acostumaram a atravessar as ruas da capital maranhense guiados pelos passos e pelas palavras de Damião, o notável protagonista de Os Tambores de São Luís”.
A adaptação em quadrinhos de “Os Tambores de São Luís” tem patrocínio da Equatorial e Ministério da Cultura (MinC), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Serviço
O lançamento acontece dia 3 de abril (quinta-feira), às 18h30, na Casa de Cultura Josué Montello (Rua das Hortas, 327, Centro, São Luís/MA).
A noite de autógrafo terá mesa com a presença dos autores Iramir Araujo, Ronilson Freire e Rom Freire, dos escritores José Neres e Bruno Azevêdo, além de representantes da CCJM, Equatorial e MinC. Haverá ainda tambor de mina e coquetel.
Saiba mais: https://www.instagram.com/ostamboresdesaoluishq/
*Ed Wilson Ferreira Araújo é doutor em Comunicação (PUCRS), graduado em Jornalismo e mestre em Educação, ambos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), presidente da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Maranhão (Abraço-MA) e membro da Agência Tambor.