Skip to main content

Campanha Salarial – Bancários pressionam Federação dos Bancos e o Governo Federal por uma proposta digna

Foto: Divulgação

Bancários no Maranhão realizaram diversas manifestações para pressionar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e o governo federal a apresentarem uma proposta digna que atenda às reivindicações da categoria na Campanha Salarial 2024.

No estado, as manifestações ocorreram na segunda-feira (26/08) em várias cidades. As atividades fizeram parte do Dia Nacional de Mobilização por uma proposta digna ou greve.

Em São Luís, o protesto foi realizado na agência do Banco do Brasil na Praça Deodoro. Os trabalhadores retardaram a abertura das agências até o meio-dia contra a intransigência da classe patronal.

Os bancários apresentaram suas propostas em junho, mas os bancos rejeitaram todas as reivindicações da categoria, incluindo aquelas que beneficiam a população.

Em 2023, o setor bancário obteve um lucro de R$ 145 bilhões. No entanto, os bancos alegam não ter recursos para melhorar as condições de trabalho dos bancários e o atendimento ao público.

Reivindicações

Entre as reivindicações dos bancários estão um aumento de 34,47%; a reposição das perdas salariais; a participação nos lucros (PLR linear); a garantia de emprego; mais contratações e a convocação de concursados. Também exigem o fim das metas, do assédio, das demissões e das reestruturações. Além do combate ao adoecimento, a melhoria da assistência à saúde da categoria e um atendimento digno aos clientes.

Devido à intransigência dos bancos, os bancários do Maranhão estão em estado de greve. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada na quarta-feira (21/08), tanto presencialmente em São Luís e Caxias quanto virtualmente pela plataforma Zoom.

O coordenador-geral do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Rodolfo Cutrim, afirmou que o movimento está se fortalecendo com a construção da greve nacional da categoria. “Chega de enrolação. Proposta digna já! Exigimos respeito e não nos contentaremos com migalhas na mesa de discussão”, enfatizou o sindicalista.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados