
Por que inventaram uma mentira, afirmando que a cantora Alcione teria sido internada em um hospital em São Paulo e passado por uma cirurgia?
A mentira, envolvendo o nome da artista maranhense, teve motivação política. Foi uma fake news, uma violação, um delito, uma transgressão praticada por evidente motivação relacionada aos atuais conflitos que a sociedade brasileira vem enfrentando com a extrema-direita.
Um blog de São Luís do Maranhão divulgou a mentira no dia 5 de agosto:
“Após macumbinha para Trump, cantora Alcione é internada em hospital de São Paulo e passa por cirurgia.”
No mesmo dia 5 de agosto, em uma rede social, uma moça que se define como “empreendedora”, também publicou a mesma mentira : “Um dia após fazer macumba para Donald Trump, Alcione é internada em São Paulo e passa por cirurgia cardíaca.”
O assunto rapidamente ganhou dimensão nacional, obrigando Alcione a gravar um vídeo para tranquilizar as inúmeras pessoas que estavam preocupadas. (Veja o vídeo abaixo)
Bomba suja
A origem do ataque à cantora está no último dia 2 de agosto, quando Alcione participou de um programa de televisão, em uma emissora de alcance nacional.
Na ocasião, Alcione afirmou:
“Quero mandar um recado pro Trump. Ele precisa deixar o Brasil em paz, larga o Alexandre de Moraes, nosso ministro maravilhoso. Quando sair daqui, vou fazer uma macumbinha pro Trump.”
Foi uma mulher, negra, do Norte do Brasil, falando de macumba e criticando, com humor, o ataque que a família de Jair Bolsonaro vem promovendo contra a sociedade brasileira, com apoio de Donald Trump, o atual presidente dos EUA.
A violência contra Alcione faz parte da máquina de mentiras e desinformação montada pela extrema-direita brasileira.
É a mesma bomba suja que fez campanha contra a vacina da Covid, que inventou o “kit gay” e a “mamadeira de piroca”. É uma máquina de desinformação que segue atuando todos os dias no Brasil.
O que é grave e revelador é que, diante da fala de Alcione repondo a verdade, pessoas que divulgaram as mentiras em seus canais de comunicação (blog e perfil de rede social) não fizeram qualquer retratação.