A Lei de Cotas no Brasil está ameaçada. O Governo Bolsonaro é contra sua manutenção. Este será um dos vários assuntos que será tratado no Encontro Estadual Quilombola, que acontecerá hoje(19) e amanhã (20 de novembro), em São Luís.
O evento é uma promoção da Frente Parlamentar Quilombola e de Combate ao Racismo, da Câmara dos Deputados Federais.
O Jornal Tambor de ontem (18/11) ouviu o Deputado Federal Bira do Pindaré, presidente dessa frente parlamentar e autor de um projeto de lei que garante a permanência da Lei de Cotas no Brasil.
(Veja abaixo, no final desse texto, o Jornal Tambor com a entrevista de Bira)
Bira também falou da celebração, “já que estamos nos mês da consciência negra e isso também precisa ser lembrado”. Neste item, o Centro de Cultura Negra (CCN) estará presente, com o Bloco AKomabu, no Encontro Quilombola.
Em relação a Lei de Cotas, a iniciativa de Bira do Pindaré pretende garantir essa política por mais 20 anos. O parlamentar maranhense acredita que, até março de 2022, o projeto de autoria dele deverá ser levado a votação do plenário da Câmara.
Caso a Câmara Federal não garanta a continuidade da Lei de Cotas, a partir de agosto do ano que vem ela corre risco de ser extinta.
Veja abaixo o Jornal Tambor, com a entrevista de Bira do Pindaré. 👇🏾👇👇🏿
O áudio com a entrevista de Bira do Pindaré, ao Jornal Tambor, está na plataforma Spotify e pode ser acessada também aqui no nosso site.