Bancários no Maranhão rejeitaram as propostas apresentadas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e pelos bancos públicos. A rejeição foi manifestada em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na quarta-feira (04/09).
Dos mais de 550 participantes da Assembleia Geral, promovida de forma híbrida pelo Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB/MA), 89% rechaçaram as proposições, 8% foram favoráveis e 3% se abstiveram da votação. Além dos bancários do Maranhão, a categoria também disse ‘não’ no Rio Grande do Norte e em Goiás.
O coordenador-geral do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Rodolfo Cutrim, afirmou que o próximo passo é continuar conclamando os(as) bancários(as) do país a recusarem os acordos “vergonhosos” oferecidos pelos banqueiros e pelo governo federal.
Rodolfo, ao lamentar que essas propostas indecorosas contam com o apoio do movimento sindical majoritário, informou que, por ora, o indicativo de greve previsto para esta quinta-feira (05/09) no Maranhão está suspenso.
Nesta sexta-feira (06/09), o SEEB/MA realizará uma nova assembleia híbrida, a partir das 18h, com o objetivo de construir uma greve geral nacional com o apoio do restante da categoria no Brasil. “Vamos juntos, bancários(as): unidos, é possível avançar ainda mais por direitos e novas conquistas!”, finalizou o sindicalista.