Nina Lúcia Ericeira (da Comissão Eleitoral) recebendo o registro da Chapa 1 das mãos de Eloy Natan e Dielson Rodrigues.
Por Agência Tambor
22/04/2021
É neste sábado! Dia 24 de abril! Às 19h! O lançamento da Chapa 1, que concorre a direção do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA).
O evento é de grande importância para bancários, bancárias e – como veremos a seguir – para a sociedade civil, de uma forma geral.
O lançamento será em forma de live, transmitido pelas redes sociais da chapa, batizada com o nome “Trabalho, Resistência e Luta: Por Nenhum Direito a Menos”.
Referência nacional
A Chapa 1 é apoiada pela gestão que atualmente comanda o Sindicato dos Bancários. É a mesma gestão que tem um trabalho reconhecido e elogiado pelos mais diferentes segmentos da sociedade civil, sendo uma referência positiva no movimento sindical, dentro e fora do Maranhão.
O Sindicato dos Bancários do Maranhão tem sido aplaudido pela transparência, por sua atuação permanente junto à base e pela autonomia; sem estar submetido a governos ou partidos políticos.
Falamos aqui de um grupo de trabalhadoras e trabalhadores que, ao se dispor a participar do movimento sindical, tem feito a diferença.
E essa diferença se expressa exatamente pelo profundo compromisso com a categoria bancária e com o envolvimento com as diferentes lutas populares, que certamente interessam a toda a classe trabalhadora.
Registrada no último dia 9 de abril, a Chapa 1 será encabeçada por Dielson Rodrigues (Banco do Brasil), atual Secretário Geral do SEEB-MA.
A Chapa 1 já se comprometeu obviamente a manter a autonomia do Sindicato em relação a governos e partidos políticos, reforçando a relação direta com a base e a luta em favor da categoria, inserida na luta geral da classe trabalhadora.
Renovação no comando
A Chapa 1, “Trabalho, Resistência e Luta: Por Nenhum Direito a Menos”, chama bastante a atenção por ter representantes de todos os principais bancos do país, de todas as regiões do Maranhão, mesclando bancárias e bancários de diferentes gerações.
Ela é composta por membros da atual diretoria e por novos integrantes. Isso garantiu uma renovação de quase 50% do futuro comando do Sindicato.
A Chapa 1 dará sequência a construção de um campo alternativo no sindicalismo brasileiro.
É um grupo que, além de priorizar o classismo e a absoluta independência e autonomia sindical, pretende seguir apoiando diferentes movimentos sociais comprometidos com o combate às opressões. Querem permanecer ao lado de organizações e movimentos que ocorrem no campo e na cidade.
A Chapa 1 já anunciou que também pretende seguir fortalecendo a luta contra o governo Bolsonaro. O grupo define o atual Governo Federal como genocida, que vem ignorando a vacinação da categoria, promovendo aglomerações, fechando agências e “entregando o patrimônio do povo brasileiro aos interesses imperialistas e dos banqueiros”.
A eleição que definirá a nova direção do Sindicato dos Bancários será nos dias 19, 20 e 21 de maio.
Veja a Diretoria Executiva e Secretarias da Chapa 1
Presidente: Dielson Rodrigues, Banco do Brasil de São Mateus.
Secretaria Geral: Rodolfo Cutrim, Banco do Brasil de Barreirinhas
Secretaria de Organização: Gerlane Pimenta, Banco Itaú de São Luís.
Secretaria de Administração e Finanças: Amilton Fernandes, Bradesco de Arari.
Secretaria de Comunicação: Eloy Natan, Caixa Econômica de São Luís.
Secretaria de Formação: Natalie Bruzaca, Caixa Econômica de São Luís.
Secretaria de Políticas Sindicais e Sociais: Luís Salinas, Banco do Brasil de São Luís.
Secretaria de Assuntos Jurídicos: Gilberto Alves, Banco do Nordeste de São Luís.
Secretaria de Assuntos Socioculturais: Marcelo Bastos, Banco Santander de São Luís.
Secretaria de Saúde e Segurança: Lívia Moraes, Bradesco de Imperatriz.
Secretaria de Assuntos Previdenciários: Enock Bezerra, Caixa Econômica de São Luís.