O Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB/MA) realizou na quarta-feira (27/11) eleições dos(as) delegados(as) sindicais para o biênio 2025/2026. A votação ocorreu das 8h às 18h, em locais de trabalho, no Maranhão.
Caso não seja obtido o quórum previsto no Estatuto do Sindicato, ocorrerá novo escrutínio nos mesmos locais e horários de trabalho, no dia 29 de novembro, com participação de mais de 40% dos associados aptos a votar. Se, ainda assim o índice não for alcançado, haverá um terceiro e último escrutínio no dia 3 de dezembro.
O processo eleitoral está sendo conduzido pela Comissão Eleitoral eleita em Assembleia Geral, no último dia 23 de outubro. A Comissão é composta pelos(as) bancários(as) Francisco Sousa (coordenador do SEEB/MA – Caixa), Gerlane Pimenta (coordenadora do SEEB/MA – Itaú); Tatiana Vieira (coordenadora do SEEB-MA – Banco Brasil) e Marla Brito (coordenadora do SEEB/MA – BASA).
A função de delegado sindical é de fundamental importância para a luta dos trabalhadores. Ele é um articulador entre o Sindicato e a categoria.
Entre suas atribuições estão: debater e implementar em seu local de trabalho as resoluções das instâncias deliberativas do Sindicato e, ainda, ser o porta-voz, junto às instâncias deliberativas do Sindicato, dos anseios e reivindicações dos seus representados.
Orçamento aprovado por unanimidade
Em Assembleia Geral presencial realizada no sábado (23/11), na Sede do SEEB-MA, no Centro de São Luís, os bancários maranhenses aprovaram, por unanimidade, a previsão orçamentária do Sindicato para o exercício de 2025.
Por ampla maioria, a categoria aprovou também a fixação do dia 20 de dezembro de 2024 como prazo limite para que os(as) associados(as) solicitem o reembolso da taxa negocial referente aos períodos anteriores ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2024/2026).
Também foi aprovada a baixa patrimonial dos bens inservíveis ao SEEB/MA: uma cadeira de consultório odontológico, 13 luminárias de aço para lâmpadas fluorescentes e uma mesa de escritório.
O coordenador-geral do SEEB/MA, Rodolfo Cutrim, comemorou que “Mais uma vez, todos os participantes tiveram a oportunidade de conversar com a Diretoria, com o Conselho Fiscal e com a Assessoria Contábil, esclarecendo assim suas dúvidas de forma democrática e transparente”.
Já o coordenador de finanças do SEEB/MA, Dielson Rodrigues, disse que a aprovação da Previsão Orçamentária 2025 reforça, mais uma vez, a transparência, o comprometimento com as contribuições dos associados e a saúde financeira do Sindicato.
“Em cumprimento ao Estatuto do Sindicato, disponibilizamos previamente todas as informações para que os bancários pudessem avaliar e decidir. Sem dúvida, trata-se de um processo participativo, que fortalece ainda mais o vínculo com a categoria”, finalizou Dielson.