O Encontro Filantropia e Desenvolvimento Comunitário-Embaixadeiros compartilhando Saberes, está ocorrendo nos dias 27, 28 e 29 de setembro, na região da Baixada e também na cidade de São Luís.
O evento é promovido pelo Instituto Formação e pela Fundação Baixada. O Jornal Tambor dessa quarta-feira (28/09) entrevistou Maria Regina Martins Cabral, assistente social, mestre e doutora em educação, fundadora do Instituto Formação, onde hoje ocupa a Direção Geral.
(Veja, ao final desse texto, a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista de Maria Regina).
Desde 2003, o Instituto Formação realiza encontros para discutir o desenvolvimento comunitário local de maneira orgânica, priorizando as pessoas que vivem nas comunidades tradicionais da Baixada Maranhense.
Ao falar do Encontro e dos trabalhos das instituições promotoras, Regina explicou o conceito de filantropia, associando direitos humanos e empreendedorismo. “A filantropia é um conceito bastante antigo, que se refere a muitas coisas, como por exemplo, as pessoas que fazem doação em igrejas e assistências sociais. Tem a ver com os tipos de apoio que a comunidade consegue captar para seus próprios investimentos, em áreas descobertas pelas políticas públicas”.
Ela disse que a Baixada Maranhense é um lugar de fartura (abundância), mas que é conhecida mais pela escassez. Uma realidade que precisa ser modificada. “A ideia que a gente tem trabalhado é como podemos potencializar a abundância que existe. A gente acredita que em todos os territórios há abundância”. Ela acredita que o Maranhão é um estado que poderia ter um desenvolvimento muito maior “se investisse no seu povo”.
O projeto tem como objetivo fortalecer a cultura da filantropia na capital e na Baixada Maranhense, reunindo pessoas físicas e representantes de empresas e organizações que podem apoiar a causa. O Encontro está percorrendo cinco cidades, São Luís, Alcântara, Peri Mirim, Olinda Nova do Maranhão, São João Batista e Arari, reunindo no total comunidades de 15 municípios.
A programação e outras informações do Encontro podem ser consultadas através do site do Instituto Formação.
(Veja abaixo, em nosso canal do Youtube, o Jornal Tambor com a entrevista completa de Maria Regina) 👇🏾👇👇🏿