Da Agência Tambor
Por Paulo Vinicius Coelho
16/08/2021
Com base na prisão preventiva de Roberto Jefferson (PTB) por ameaçar o Supremo Tribunal Federal (STF), os jornalistas Emilio Azevedo e Flávia Regina Melo discutiram a liberdade de expressão no Jornal Tambor desta segunda-feira (16).
VEJA ABAIXO A ENTREVISTA
Emilio Azevedo afirma que se a liberdade de expressão fosse mais cultuada no Brasil, Bolsonaro sequer teria sido candidato em 2018. No dia 17 de abril de 2016, na sessão que aprovou o impeachment de Dilma Roussef na Câmara, o então deputado saudou a memória do torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra.
Especialmente após o Ato Institucional n° 5, a ditadura militar cassou juízes e políticos, fechou o Congresso, censurou a imprensa, prendeu, torturou e matou.
‘’Como eu posso defender liberdade de expressão para um grupo de extrema-direita que cultua isso? Esse pessoal deveria estar fora do jogo democrático porque eles não são democratas’’ ressaltou Emilio.
O jornalista acrescenta que o grupo de Bolsonaro é o ‘’lixo da ditadura’’, um resquício da chamada linha dura, e que se hoje o país não tem um novo regime autoritário, é porque a maioria da população discorda de Roberto Jefferson e Daniel Silveira, os dois presos por atentar contra a democracia.
Preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes, Roberto Jefferson é acusado de sete delitos previstos no Código Penal, entre eles incitação ao crime e associação criminosa.
Emilio avalia que a prisão do ex-deputado é necessária, e reitera que Jefferson ‘’trabalha contra a democracia, quer romper com essa ordem’’
Flavia Regina acredita que um dos grandes problemas do país é o desconhecimento da história, ‘’primeiro porque a história foi fraudada pelos seus narradores ao longo dos 520 anos de invasão desse território chamado Brasil’’.
Citando o filósofo Norberto Bobbio, a jornalista lembrou que a democracia contemporânea é caracterizada pela existência de princípios e regras. Flavia adverte que as ameaças de Jefferson ao Supremo não podem ser justificadas pela liberdade de expressão porque atentam contra o ordenamento jurídico.
Após a prisão de Jefferson, Bolsonaro declarou que pediria o impeachment dos ministros Alexandre de Moraes e Barroso.
Emilio destaca que o movimento do presidente é uma resposta para a extrema direita que o sustenta. O jornalista frisou que Bolsonaro é refém da sua militância extremista, profundamente violenta e agarrada a desigualdade, além de totalitária.
Os programas feitos com Flavia e Emilio ratificam a proposta editorial da Agência Tambor e propõem um jornalismo crítico e defensor do interesse público, em contraposição ao jornalismo mecânico e coberto com o véu da suposta neutralidade. O relato foi feito por Flavia Regina.
Veja abaixo, em nosso canal no YouTube, o Jornal Tambor com o debate entre Emilio Azevedo a Flávia Regina Melo
Ouça, pela plataforma Spotify, o debate entre Emílio Azevedo e Flávia Regina Melo