Skip to main content

Ação popular busca direitos das famílias de pessoas presas

foto divulgação

A Ação Popular pede a instalação de uma sala para familiares de pessoas presas na Central de Inquéritos de São Luís do Maranhão. O objetivo é promover o acesso democrático e descomplicado às informações sobre parentes suspeitos de algum crime.

O advogado Thiago Cruz é o autor da ação. Para ele, essa é uma forma das famílias, principalmente as mais pobres, terem acesso à justiça e democratização do ensino jurídico.

O Programa de Entrevista promovido pela Agência Tambor de terça-feira (22/04) entrevistou Thiago. O jurista falou sobre a importância da ação e seu impacto social.

(Veja, ao final deste texto, o Jornal Tambor com a íntegra de Thiago Cruz)

Segundo o advogado, “o motivo de ajuizar essa ação popular surgiu de uma inquietação. Trabalhando, eu observei que havia muitas famílias que ficavam esperando no sol quente informações de seu parente, sem qualquer assistência jurídica”.

Thiago falou que as famílias mais atingidas são aquelas que não tem condições de arcar com custos para contratar um advogado ou advogada. De acordo com ele, os mais pobres são os que mais sofrem com esse problema.

“O problema passa tanto por desigualdade social e recorte racial. Pessoas negras são a maioria da população carcerária no Brasil. É direito da família ter acesso à informações de qualidade sobre seus parentes”, ressaltou o jurista.

Conforme informações do advogado, a Ação foi protocolada em dezembro de 2024, e está em tramitação na Vara de Interesses Difusos e Coletivos da comarca de São Luís.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Thiago Cruz)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados