Skip to main content

Série Maranhão na Copa faz resgate histórico

Nilton Santos 1962.

Hoje, sexta-feira (02/12), terceiro dia do Brasil na Copa do Mundo do Catar, a disciplina “Produção para a mídia sonora”, do curso de Comunicação Social da Unibersidade Federal do Maranhão, disponibilizou o terceiro episódio da série “Maranhão na Copa”, contando a história de cinco mundiais conquistados pela seleção canarinho.

O professor Flanklin Douglas, do Curso de Comunicação Social da Ufma ressalta que a série “Maranhão na Copa” é fruto de um trabalho de leitura, estudos e pesquisas das características de textos que nos teorizam do que é a mídia sonora na contemporaneidade. “São cinco episódios que contam a história das copas com elementos do Maranhão e fatos pitorescos”, refletiu.

Além disso, destaca Flanklin Douglas “os narradores de futebol maranhenses emitem suas opiniões e considerações sobre a Copa do Mundo, são resgatadas jogadas marcantes como a astúcia de Nilton Santos, na Copa do Mundo de 1958, que deu um passo a frente e evitou que fosse marcado um pênalti contra o Brasil que poderia ter resultado na eliminação da seleção e o drible da vaca de Pelé na Copa de 70, além de gritos e hits que marcaram as copas”.

Grupo fazendo pesquisa na Biblioteca Benedito Leite

A série “Maranhão na Copa” conta uma equipe de roteiro, locução, produção e edição formada pelos estudantes do Curso de Comunicação da Ufma Cris Sousa, Marcos Grativol, Matheus Sousa, Sophia Lustosa, Sylmara Durans e Victor Sá, com orientação dos professores Franklin Douglas e Sarah Fontenelle.

Episódios

O primeiro episódio narra a história de uma miss Maranhão na entrega de prêmios aos campeões do mundo em 58, na capa do jornal O Imparcial. E traz fatos como o publicado no Jornal do Dia, que um deputado federal queria transformar os jogadores da seleção em servidores públicos. A edição tem também o Jornal Pequeno noticiando a vinda de Didi, Garrincha e Nilton Santos ao Maranhão, para um jogo para arrecadar verbas para a construção da primeira universidade maranhense e a opinião do narrador de futebol no rádio AM, Juraci Filho.

O segundo episódio narra fatos do carnaval em São Luís por conta do bicampeonato e um recorde do Jornal Pequeno, que publicou sua edição impressa do dia, 10 minutos após o fim da partida – um feito inédito para a época, além de Nilton Santos comentando lance do jogo, Garrincha falando de sua atuação e a opinião do narrador do futebol no rádio AM, Laércio Costa.

O terceiro episódio, divulgado hoje (02/12), repete o feito do Jornal Pequeno em editar uma publicação em apenas 10 minutos após a final do jogo e O Imparcial que festeja o tricampeonato, mas, em pleno AI-5, traz na sua capa a libertação de 40 presos políticos da Ditadura Militar, libertos em troca do embaixador alemão sequestrados pelas organizações Aliança Liberdora Nacional (ALN) e Vanguarda Popular Revolucionaria (VPR).

O terceiro episódio narra, ainda, a consagração do rei Pelé, pelos seus gols feitos e não feitos em 1970 e a opinião de narrador do futebol no rádio AM, Gilson Rodrigues.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados