Skip to main content

UFMA denunciada por tratamento a estagiários de Comunicação

Os estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) denunciam o tratamento dado a estagiários pela  gestão da instituição.

Segundo eles, em dezembro de 2023, os estagiários da TV UFMA, da Rádio Universidade e da Diretoria de Comunicação da UFMA foram desligados sem aviso prévio.

Outros pontos da denúncia se referem ao não reajuste da bolsa recebida pelos estagiários do núcleo de Comunicação da UFMA. Há mais de 10 anos o valor é de R$ 400,00 reais.

Os discentes também querem uma data definida para a publicação do edital para regularizar o processo seletivo de contratação de novos estagiários para o núcleo.

Leia também: Rádios comunitárias ampliam acesso à comunicação

Para falar sobre esse assunto, o Jornal Tambor de segunda-feira(16/01) entrevistou Sabrina Oliveira. Ela é graduanda de Jornalismo e presidenta do Diretório Acadêmico Maria Firmina dos Reis – Gestão Lima Barreto – DACOM.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Sabrina Oliveira)

Segundo eles, a Superintendência de Comunicação da Universidade informou que o motivo do desligamento foi para regularização das atividades dos bolsistas. Seria lançado um edital que seria publicado no início de janeiro de 2024.

No entanto, até o momento o edital segue sem data definida para publicação. 

Sabrina falou que muitos estagiários permanecem sem respostas e sem orientação de quando voltam a trabalhar.

De acordo com a presidenta do DACOM, em suas funções, muitos acabam sobrecarregados com tarefas que excedem a carga horária de quatro horas.

A estudante disse que além da falta de formalidade na admissão de novos estagiários no núcleo de Comunicação da UFMA, há também ausência de transparência da gestão da instituição.

Em nota publicada em rede social, o DACOM destacou que o Diretório Acadêmico de Comunicação Social enviou uma denúncia formal à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PROAES, órgão responsável pelas bolsas. 

Enquanto isso, para os estagiários é urgente que essas questões sejam resolvidas pela UFMA.

O Outro Lado

A Agência Tambor entrou em contato com a Universidade Federal do Maranhão, por meio de email, para saber o posicionamento da instituição quanto à denúncia dos estudantes. Assim que obtivermos uma resposta da UFMA atualizaremos esta matéria.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Sabrina Oliveira)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados