Com o tema “Democracia e Direitos Humanos: Desafios para Uma História Profissional, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) coordenou, em São Luís, o 32º Simpósio Nacional de História. O evento ocorreu entre os dias 16 e 21 de julho.
O Simpósio contou com a parceria das Universidades Federal (UFMA) e Estadual da Região Tocantina (UEMASUL), dos Institutos de Educação Estadual (IEMA) e Federal (IFMA) e da Associação Nacional dos Professores Universitários de História do Brasil (ANPUH-Brasil) e do Maranhão (ANPUH-MA).
O 32° SNH é o primeiro Simpósio Nacional da ANPUH realizado no Maranhão e também o primeiro realizado na Amazônia Legal, além de ser o primeiro evento presencial da Associação, após a pandemia da Covid-19.
A ANPUH, em mensagem de saudação aos participantes do evento, ressaltou que o mundo vem passando por tempos sombrios e de grande intolerância e desrespeito com a humanidade.
“Desde o ano de 2020 sofremos os efeitos negativos de uma pandemia que atingiu todos os setores da sociedade, impedindo o contato físico entre as pessoas e, por consequência, impossibilitando que o último Simpósio Nacional pudesse ser realizado presencialmente”, assinala a Associação.
Leia também: Festival da Comunicação Sindical e Popular traz memória, aula e debate
A ANPUH espera que a partir o 32° Simpósio Nacional de História “possa retomar, de forma híbrida, um importante espaço de intercâmbio cultural e científico, em que profissionais em diferentes níveis de carreira e estudantes de graduação e pós-graduação em História de todo o Brasil possam apresentar suas pesquisas e compartilhar seus conhecimentos e experiências vivenciadas”.
A Associação enfatizou experiências e conhecimentos no processo de produção do conhecimento histórico e para elaborar novas estratégias de luta e de labor, contra os ataques ao Ensino de História e aos diversos tipos de violência contra mulheres, indígenas, negros, crianças, adolescentes, idosos e LGBTQIA+s.
No evento foram realizados simpósios temáticos, minicursos, painéis de monografias e resultados de pesquisa de Iniciação Científica, mesas de diálogos contemporâneos e conferências, que foram disponibilizados na página oficial da Associação na plataforma do youtube.
O evento contou também com debates que perpassam por temáticas de distintos recortes temporais, bem como por temas da História do Tempo Presente, entre as quais, negacionismo, revisionismo, conservadorismo, autoritarismo, dentre outros.
Por fim, a ANPUH destaca que o objetivo central do encontro é contribuir para a diminuição do distanciamento existente entre o saber escolar e o conhecimento produzido na academia.