O programa História Viva está de volta! O projeto é uma parceria da Associação Nacional de História – Seção Maranhão (ANPUH-MA) com a Agência Tambor.
O retorno foi no dia 22 de abril, após nove meses de ausência. A próxima edição será na segunda quinzena deste mês de maio. O programa é veiculado no YouTube da Agência e será exibido mensalmente.
A professora Raissa Cirino, nova diretora da ANPUH-MA, da gestão “Esperança na Luta”, disse que o “História Viva” surgiu da necessidade de ampliar o diálogo e a divulgação do conhecimento histórico e sua relação com o presente”.
Rejane Galeno, atual presidenta da Associação Maranhense de Comunicação e Educação Popular, entidade que comanda a Agência Tambor, diz que o “História Viva é extremamente necessário, principalmente porque ele nasce em um momento conturbado, em que existem no Brasil ataques a educação, as universidades, de avanço da extrema direita”.
Povos originários e o retorno
E o primeiro História Viva de 2023 chegou com tema de enorme importância. Na edição do último 22 de abril, o programa tratou de “Indígenas e Universidade”.
Nesta edição, a professora Aretusa Everton (Ifma – Grajaú) recebeu Kayapó (IFBA – Porto Seguro), Geclésio Guajajara (graduando em Administração pelo IFMA – Barra do Corda) e Ana Caroline Amorim (UFMA). A pauta tratou das diferentes relações entre os povos indígenas e as universidades.
(Veja, ao final deste texto, a edição do História Viva tratando de Indígenas e Universidade)
Ao falar dessa volta, Raissa Cirino diz que “ao trazermos profissionais da história e das ciências sociais, estamos fortalecendo não apenas a pesquisa científica, mas também nossa cidadania”.
Leia também: Jornalismo! Maranhão participa do Festival 3i
Raissa também afirmou que “a parceria com a Agência Tambor é fundamental para avançar nesse projeto de compartilhar e dinamizar a história entre passado, presente e futuro”.
Rejane Galeno, que além de integrar a direção da Tambor também é educadora e comunicadora popular, diz que o História Viva “é uma ação importante, educativa, onde o jornalismo e a história estão juntos no combate a desinformação, disseminando o conhecimento produzido no universo acadêmico e escolar”.
Início da trajetória
O História Viva nasceu quando os professores Victor Coelho (UFMA) e Joelma Santos (IFMA) estavam na direção da ANPUH-MA.
Outro professor de história, Wagner Cabral da Costa (UFMA), um colaborador permanente do movimento que resultou na criação da Agência Tambor (ainda no período do Jornal Vias de Fato), contribuiu para a aproximação entre ANPUH-MA e Agência Tambor.
A primeira edição foi no dia 22 de agosto de 2020. Contou com a participação de Victor e Joelma, além dos professores Dayse Martins e Márcio Baima.
(Veja abaixo a edição que marcou o retorno do História Viva, em 2023)
👇🏿👇🏿