Skip to main content

Educação empreendedora: Professores denunciam desrespeito em evento promovido pelo Sebrae/MA

Foto: Divulgação

Professores da rede pública estadual do Maranhão denunciam o que consideram “desrespeito à categoria” durante a 4ª edição do Encontro Estadual de Educação Empreendedora, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MA), no dia 15 de outubro (dia da professora e professor), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

De acordo com os relatos, o evento teve “superlotação no auditório, com um número de participantes superior à quantidade de cadeiras disponíveis, o que fez com que alguns professores não tivessem onde sentar pela manhã”.

Fotos enviadas para Agência Tambor na hora do evento e também compartilhadas em grupos de professores mostram a aglomeração e a falta de assentos.

Segundo a mesma denúncia, a situação piorou durante o horário de almoço. Os professores enfrentaram “filas enormes para receber a refeição, sem qualquer estrutura adequada para que pudessem almoçar com o mínimo de conforto e dignidade”.

Imagens divulgadas mostram educadores sentados no chão para consumir as refeições fornecidas.

Uma das professoras presentes relatou sentir-se “altamente desrespeitada” e destacou que “o que mais me chocou e indignou foi ver alguns colegas aceitarem toda aquela humilhação, evidenciando mais uma vez o quanto a nossa categoria é desvalorizada no estado”.

Leia também: Chapa 1: Eleição no poderá garantir avanços na educação de São Luís

Outro ponto levantado pelos denunciantes é que, em São Luís, os professores da rede estadual de tempo integral “foram obrigados a se inscrever, uma vez que o evento seria considerado como um dia letivo. Aqueles que não comparecessem seriam registrados como faltosos”.

Além disso, os relatos apontam que “os problemas se agravaram devido à participação de caravanas de professores vindos do interior do estado”, sendo que “aqueles interessados em participar das oficinas precisaram pagar uma taxa de R$ 15,00”.

Outro lado

A Agência Tambor entrou em contato com o Sebrae Maranhão para solicitar a posição da instituição em relação às denúncias. Veja abaixo o texto enviado pelo Sebrae.

NOTA ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

O Sebrae Maranhão é uma entidade privada sem fins lucrativos que atende as micro e pequenas empresas, promovendo a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios.

Um dos eixos de atuação do Sebrae é a Educação Empreendedora e, no Maranhão, em 10 anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora, o Sebrae já atendeu 342 mil estudantes e 26 mil professores.

Em 2024, já alcançamos 105 mil estudantes, sendo 59.157, no ensino fundamental; 45.579, no ensino médio e 339, no ensino superior. Além disso, mais de 9 mil professores já receberam soluções de educação empreendedora só neste ano.

Esta semana, no Dia do Professor, no período da manhã e tarde, realizamos o 4º Encontro Estadual de Educação Empreendedora, que reuniu cerca de 1.300 professores e gestores escolares, com uma programação intensa que incluiu palestras, painéis e soluções voltadas para a educação empreendedora. Além de arcar com os custos desta programação, o Sebrae forneceu ainda, gratuitamente, àqueles participantes que assim desejassem, translado, lanche e almoço.

Contudo, entre todos os custos feitos pelo Sebrae, em atenção ao questionamento enviado, esclarecemos que somente as oficinas, que tinham capacidade restrita, tiveram um valor simbólico de R$ 15,00. Ao mesmo tempo em que aconteciam as oficinas, também eram apresentadas palestras gratuitas aos participantes.

Gostaríamos de esclarecer que, apesar de o Centro de Convenções não dispor de refeitório, montamos uma estrutura de mesas e cadeiras para atendimento dos participantes, bem como um espaço de vivência para os educadores, para que eles pudessem desfrutar, da melhor forma possível, deste dia preparado com muito carinho, cercado pelos cuidados habituais nestes casos.

Cabe destacar que, conforme planejado, por conta de não ter acontecido em alguns momentos a rotatividade dos participantes do evento, aconteceram alguns inconvenientes que foram sanados com presteza e atenção, e não comprometeram ou desvalorizaram aqueles que prestigiaram o dia de atividades do Encontro Estadual de Educação Empreendedora.

Agradecemos os retornos e manifestações de participantes recebidos até o presente momento, lamentando qualquer experiência que não tenha correspondido às expectativas iniciais, reafirmando o nosso compromisso e propósito de melhorar continuamente a organização e a logística dos nossos eventos, para que possamos atender melhor às necessidades de todos os participantes, dos nossos clientes e dos pequenos negócios, razão de ser da nossa Missão institucional.

Somos zelosos pelos gestos de respeito e confiança que nos são oferecidos diariamente, no cumprimento de nossa Missão e colocamo-nos à disposição para eventuais esclarecimentos que forem necessários.

Sebrae Maranhão – Assessoria de Comunicação e Eventos

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados