Com intuito de promover uma educação antirracista, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) lançou na segunda-feira, dia 10 de julho, o Núcleo de Diversidade Étnico-Racial. O evento aconteceu no Auditório Central do IEMA, localizado no bairro Anil, em São Luís.
Para a diretora-geral do Instituto, Cricielle Muniz, é um modo de enfrentar o racismo e a valorização da diversidade étnica. O Núcleo também tem como objetivo promover uma educação transformadora.
“O lançamento foi importante, especialmente no Julho das Pretas, que é simbólico para a população preta no Maranhão”, disse ela.
Leia também: “Eleição” na UFMA! Candidato de Natalino Salgado faltou ao único debate realizado
Ela também destacou que o Núcleo de Diversidade Étnico-Racial do IEMA irá realizar ações que valorizem a diversidade étnico-racial e o letramento racial de estudantes, professores e de toda a comunidade escolar.
No evento de lançamento, aconteceu uma Mesa Temática sobre Educação Afrocentrada e um debate aberto, com os alunos e demais presentes, que foi mediado por Raphael Sá, da Assessoria Especial de Planejamento (ASPLAN) IEMA.
A atividade contou ainda com a presença do secretário de Estado da Educação e vice-governador, Felipe Camarão, do secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, professores e alunos do IEMA.