A partir da campanha Mobiliza Sindeducação, o sindicato realizou inúmeras visitas em escolas da rede pública de ensino em São Luís. A ação tem como objetivo atender e ouvir as demandas das professoras e professores.
A atual gestão do Sindeducação — o Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís — já visitou mais de 200 escolas.
Com essas visitas, a entidade tem conseguido solicitar ao poder público melhorias na infraestrutura, nos materiais didáticos e em outras questões enfrentadas diariamente na educação municipal.
Essas informações foram apresentadas durante uma entrevista ao Jornal Tambor na segunda-feira (14/10), feita com integrantes da Chapa 1, “Unidade e Luta Por Mais Direitos”, composta por professoras e professores que compõe a atua direção do Sindeducação.
A entrevista foi com as professoras Sheila Bordalo, Cláudia Aquino, Rose Costa, além do professor Leonel Torres.
(A íntegra do Jornal Tambor e da entrevista pode ser conferida ao final deste texto.)
A eleição para a nova diretoria do sindicato acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, das 8h às 20h. O grupo que atualmente lidera o Sindeducação está representado pela Chapa 1.
Para dar continuidade ao trabalho desenvolvido, incluindo ações como a Mobiliza Sindeducação, representantes da Chapa 1, convocam toda a categoria para votar.
A Chapa 1 ressaltou na entrevista que a participação de todas e todos é essencial para que a gestão atual continue avançando na conquista de mais direitos para os trabalhadores. Durante o programa da Agência Tambor foi a professora Rose Costa que enfatizou os benefícios conquistados com a campanha Mobiliza Sindeducação.
Sheila, atual presidente do Sindeducação e candidata à reeleição pela Chapa 1, destacou que nos últimos quatro anos, o sindicato alcançou muitas conquistas, o que demonstra o compromisso da atual gestão em defender os professores.
Ela também reforçou que, caso a gestão seja reeleita, buscará um diálogo mais aberto com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide.
“Ainda temos o grande desafio de garantir que a prefeitura abra um canal de diálogo com o Sindeducação para discutirmos a educação pública e as escolas. Queremos garantir a reforma de todas as unidades e debater a qualidade do ensino”, pontuou Sheila.
Leia também: Caixa Econômica fala em ampliação de atendimento em pontos físicos para transações presenciais
Cláudia enfatizou que a atual gestão do sindicato é composta majoritariamente por mulheres. “Temos o compromisso de sempre dar o melhor para a categoria. Queremos continuar por mais quatro anos para fortalecer ainda mais nossas lutas”. Ela é a atual tesoureira do Sindeducação e candidata a reeleição.
O professor Leonel afirmou que, com a reeleição, a diretoria terá a oportunidade de conquistar ainda mais avanços para a categoria. Ele explicou que a gestão anterior permaneceu no poder por mais de duas décadas, período em que houve poucos progressos. “A Chapa 1 está à disposição para, juntos, realizarmos uma grande luta por mais quatro anos”, concluiu Leonel.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor com a entrevista completa de Sheila, Rose, Cláudia e Leonel.)
Parabéns Agência Tambor de Notícias por abrir esse canal para a Chapa 1 – Unidade e Luta por mais direitos! A chapa 1 carrega o legado da gestão “Da Unidade vai nascer a Novidade”, que tanto conquistou a frente do SINDEDUCAÇÃO. Foram mais de 31% de reajuste para a categoria nos últimos 3 anos, dezenas de assembleias e plenárias ao longo dos 4 anos de gestão, nomeação dos últimos concursados de 2016, realização de 2 encontros de aposentados, um encontro de mulheres, criação do Coletivo de Negros e Negras Ará Ni Ekò, realização de passeios e xomemoração de aniversariantes trimestralmente entre os aposentados, vários convênios realizados. Além das inúmeras visitas às mais de duas centenas de escolas da rede municipal, publicizando os problemas da rede e chamando atenção do poder público municipal.
Além do 1° Encontro de mulheres e o 1° Encontro de EJA. Foram sem sombra de dúvidas conquistas muito importantes.