Skip to main content

Alimentos vencidos e uma máquina de lavar para 80 pessoas! Estudantes da UFMA cobram Natalino Salgado

Foto: Residência estudantil do Campus Bacanga / redes sociais

“Estamos só com uma máquina de lavar roupa, para 80 pessoas, dentro da casa do estudante”. A informação foi dada Rubinaldo Cunha, como exemplo das “péssimas condições que os estudantes” da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), estariam enfrentando.

Rubinaldo é graduando do curso de história da instituição, morador e coordenador da infraestrutura da residência estudantil do Campus Bacanga.

Desde do dia 28 de setembro, cerca de 40 estudantes de vários cursos da UFMA estão acampados na Reitoria da UFMA. Rubinaldo é um deles.

Segundo os estudantes, os problemas vão “desde falta de material de higiene” nos prédios, até alimentação de “péssima qualidade servida nos restaurantes universitários”, passando por “insegurança e estruturas de prédios comprometidas”.

Eles alegaram ainda que na residência estudantil, os moradores estão consumindo “alimentos vencidos”.

No dia 03 de outubro, foi realizado um ato unificado, com a presença de toda a comunidade acadêmica, cobrando ações do reitor Natalino Salgado.

Para falar sobre essa questão, o Jornal Tambor de terça-feira (03/10) entrevistou Rubinaldo e também o estudante do curso de Comunicação da UFMA, André Moreno.

Leia também: Cobrança necessária! Apruma se manifesta favorável a ocupação da Reitoria da UFMA

(Veja, ao final deste texto, a íntegra do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Rubinaldo Cunha e André Moreno)

André disse que o movimento estudantil há anos vem denunciando o “descaso na gestão da UFMA”. Ele reforçou que a ocupação está recebendo o apoio de toda a comunidade, dentro e fora do Campus.

O estudante afirmou que o movimento elaborou uma Carta Compromisso, para ser entregue à reitoria da instituição. “Esperamos que o reitor Natalino Salgado possa, em reunião aberta, assinar essa carta compromisso”, pontuou André.

Para Rubinaldo, os problemas passam principalmente “pelo autoritarismo presente na atual gestão da UFMA”.

(Natalino Salgado esteve fechado com Jair Bolsonaro, chegando ao ponto de fazer coro para a Cloroquina!)

O outro lado

A Agência Tambor entrou em contato para ouvir a Reitoria da Universidade Federal do Maranhão, hoje sob o comando de Natalino Salgado. Procuramos saber o que a direção da instituição tinha a dizer, diante das sucessivas e graves denúncias. Recebemos uma nota oficial, que estamos publicando abaixo.

NOTA OFICIAL

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) comunica que realizou visitas às residências estudantis no sábado, 30, e na segunda-feira, 02, para analisar as temáticas levantadas. As vistorias foram conduzidas em parceria com as equipes encarregadas da manutenção dos prédios, durante as quais avaliaram as demandas e os encaminhamentos para suas resoluções.

A UFMA também informa que já deu início às manutenções na residência da Unidade Centro, incluindo a climatização das áreas coletivas. Foram adquiridas novas máquinas de lavar, instalados novos computadores, câmeras de videomonitoramento e iniciada a pintura dos quartos.

São Luís, 03 de outubro de 2023
Universidade Federal do Maranhão

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Rubinaldo Cunha e André Moreno )

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados