O Comitê de Solidariedade à Luta pela Terra (Comsolute) tornou pública uma nota de convocação de todos os setores progressistas da sociedade a participarem do Tribunal Popular que ocorrerá nos próximos dias 9 e 10 de março, em Junco do Maranhão.
Organizado pelo Comsolute, em parceria com a União das Comunidades em Luta (UCL), a iniciativa tem como objetivo realizar o julgamento dos crimes que vem ocorrendo na Gleba Campina, afetando cerca de 10 Comunidades da região Pará-Maranhão.
A realização desse evento é demonstração clara e irrefutável da grande solidariedade do povo brasileiro à luta pela terra, na defesa dos direitos das comunidades camponesas, quilombolas e ribeirinhas. Em especial, demonstra os esforços para a defesa da comunidade do Povoado Vilela, ameaçada todos os dias em seus direitos de viver, existir, produzir e transitar livremente por seu território. Trata-se de um momento oportuno de unir todos os esforços possíveis em uma resistência forte e organizada para a visibilização, enfrentamento e denúncia do latifúndio e de sua prática criminosa.
Leia também: Preocupante! Dom Valdeci relaciona Lei da Grilagem no Maranhão a desastre, roubo e assassinatos
A ampla participação de todos os democratas, ativistas, estudantes e professores nesse evento é fundamental para a visibilidade dessa luta e, portanto, para o enfrentamento dos crimes cometidos pelo latifúndio do Maranhão e do Brasil! É essencial, também, uma profunda divulgação, para que a cidade seja caixa de ressonância da luta pela terra, sempre fazendo ecoar o duro enfrentamento diário dos camponeses contra a prática criminosa dos latifundiários e grileiros. Por isso, divulgar, compartilhar e apoiar ativamente os pequenos e médios camponeses é papel dos docentes consequentes e profundamente comprometidos com o nosso povo.
O Diretório Acadêmico de Comunicação/UFMA “Maria Firmina dos Reis”, gestão Lima Barreto, pede o apoio de todos os professores para participar e divulgar essa ação tão importante, bem como apoiar a campanha de arrecadação.
Como ajudar?
- Divulgue entre os grupos dos professores;
- Possui contato com a imprensa local? Compartilhe a Nota de Convocação como sugestão de pauta;
- Apoie a ida de um estudante (contribua com o pagamento de uma passagem – ida e volta – ao local, no valor de R$ 290);
- Veja a realidade de luta e resistência de perto – participe ativamente do Tribunal Popular nos dias 9 e 10 de março;
- Acompanhe o Comsolute do Instagram (@comsolute) e leia todo seu material no medium (medium.com/@comsolute)
Fonte: Blog do Ed Wilson