“O lobby sionismo é uma ameaça para a democracia brasileira”. A afirmação foi feita pelo jornalista Breno Altman, em entrevista ao Jornal Tambor, do dia 11 de março.
Segundo Altman, algumas empresas multinacionais fazem parte do lobby sionismo, como é o caso da Suzano Papel e Celulose.
A empresa é a maior fabricante de celulose do mundo. No Maranhão, a Suzano foi várias vezes denunciada por questões trabalhistas e agressões ambientais.
Breno é autor do livro “Contra o Sionismo – Retrato de uma Doutrina Colonial e Racista”, onde ele traz uma análise sobre o sionismo.
(Veja, abaixo, a edição completa do Jornal Tambor com a entrevista de Breno Altman )
Durante a entrevista, o autor disse que “o sionismo e o Estado de Israel se transformaram no modelo da extrema-direita, por razões políticas e religiosas” e que “Israel virou a luz da extrema-direita”.
Altman enfatizou que o sionismo pretende “combater o racismo com racismo”. Por ter uma ideologia colonialista e extremista é aceita e defendida por movimentos de extrema-direita ao redor do mundo, inclusive no Brasil.
Leia Também: Palestina! Professores mobilizados para denunciar genocídio cometido por Israel
Em relação a mídia de mercado ser alinhada com o sionismo, o jornalista destacou que “existe uma operação de Estado visando defender Israel no mundo inteiro, e envolve federações, apoio de empresários judaicos sionistas. No sentido de veicular notícias favoráveis a Israel e ao sionismo”.
Altman falou de todo um lobby sionista, que envolve grandes empresas, que inclusive patrocinam grandes veículos de comunicação.
Lançamento do livro em São Luís
Breno Altman estará em São Luís nos próximos dias 14 e 15 de março, quando lançará seu livro “Contra o Sionismo – Retrato de uma Doutrina Colonial e Racista”.
O lançamento oficial foi no dia 14 de março, às 18h, no hotel Green, na Avenida Castelo, no São Francisco.
No dia 15, houve um evento com o jornalista às 9h, no Solar do Maria Firmina dos Reis (MST), na Rua Rio Branco, no Centro.
E a tarde, às 15h, Breno Altman esteve na UFMA, no Auditório Setorial do Centro de Ciências Sociais (CCSO).
O jornalista está lançando seu livro em todo o Brasil e sua vinda a São Luís foi articulada pela Rede Universitária de Solidariedade ao Povo Palestino, com o apoio de várias organizações, entre elas a APRUMA.
O outro lado
A Agência Tambor entrou em contato com a empresa Suzano por meio dos emails: [email protected], [email protected], [email protected] no dia 12 de março. Até o momento não obtivemos respostas.
Assim que a empresa nos responder, atualizaremos a matéria.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Breno Altman)