A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) e Sindicatos filiados realizarão o 1º Encontro de Comunidades em Conflitos Agrários e Socioambientais no Maranhão, nos dias 12, 13 e 14 de junho de 2023, no CESIR/FETAEMA.
Segundo a Federação, a atividade terá a participação de 500 pessoas em situação de conflitos agrários e socioambientais no Maranhão. Elas que serão ouvidas por representantes do Governo Federal e do Governo Estadual.
Representando o Governo Federal estarão presentes o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Ministério da Igualdade Racial, o Ministério dos Direitos Humanos e a Secretaria Geral da Presidência da República. Do Governo Estadual serão a Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais e a Secretaria de Segurança Pública).
Leia também: Empregadas domésticas submetidas a racismo e outras formas de violência
Estará também presente neste 1º Encontro os representantes do Conselho Estadual em Defesa dos Direitos Humanos, da Comissão Estadual de Combate e Prevenção à Violência no Campo e na Cidade, entre outras organizações sociais.
A presidenta da FETAEMA, Ângela Silva, diz que “o Encontro será uma grande plenária com fala direta aos Governos Federal e Estadual, sobre os anseios de famílias agricultoras que lutam para permanecer nas suas terras, mesmo estando sob a mira da bala de latifundiários, madeireiros, mineradoras, empresas do turismo”.
Este I Encontro tem coordenação da Presidência da FETAEMA e das Secretarias de Política Agrária e de Meio Ambiente da Federação, hoje dirigida respectivamente pelos sindicalistas Edimilson Costa e Antônio Sorriso.