O Fórum em Defesa da Vida do Baixo Parnaíba Maranhense promoveu a plenária popular “Projeto Político Popular e Eleições Municipais no Baixo Parnaíba Maranhense”.
O evento aconteceu na sexta-feira, 23 de agosto, das 19h às 21h, por meio da plataforma Google Meet.
A plenária contou com a participação do advogado e assessor jurídico da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, Luís Antônio Pedrosa, e do professor da PUC Minas e coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos, Robson Sávio.
Sávio também é integrante da equipe de análise de conjuntura da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de Minas Gerais.
A região do Baixo Parnaíba é composta por 16 municípios, com mais de 400 mil habitantes, e é marcada por profunda desigualdade e problemas sociais, acentuados pela invasão do agronegócio, que gera conflitos pela posse da terra, prejudicando gravemente as comunidades rurais, povos tradicionais e agricultores familiares.
A plenária foi um momento para debates e análises da conjuntura local, observando as possibilidades de avanços a partir das eleições municipais.
O evento foi realizado a partir de uma provocação da Diocese de Brejo, sob a liderança do bispo Dom José Valdeci Santos Mendes.