Skip to main content

Descaso na educação! Mães acusam prefeitura de São Luís

Mães de crianças com autismo protestaram na porta da Prefeitura de São Luís. O fato ocorreu na última segunda-feira (13).

Elas reivindicam o cumprimento das leis Berenice Piana N° 12.764/2012, que define a adaptação da educação para as necessidades de alunos autistas, e a Lei Brasileira de Inclusão N° 13.146/2015.

E pedem a contratação de tutores para o auxílio do aprendizado das crianças autistas.

A manifestação contou com faixas, cartazes e correntes para simbolizar o descaso da prefeitura com a situação. Em outubro de 2022, a Agência Tambor noticiou que a Prefeitura de São Luís não enviou representante a para a audiência pública que discutiu os obstáculos da educação inclusiva da rede pública municipal.

Mães protestaram em frente à Prefeitura de São Luís

A turismóloga, ativista e mãe Poliana Gatinho, que estava na manifestação, contou que o protesto veio após extensas tentativas de diálogo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Eles dizem ter uma equipe itinerante. Mas essa equipe não consegue ir nas mais de 250 escolas da rede municipal. No ano, essa equipe não visita 100 escolas. A Semed faz o que está nas possibilidades, mas é muito limitado”, declara Poliana.

No dia 9/2, a mesma Poliana foi uma das entrevistadas do Jornal Tambor, junto com a professora da rede pública municipal e dirigente do Sindeducação, Ana Paula. Na entrevista, Poliana mencionou que pessoas autistas são vítimas da cultura da exclusão.

“Viemos de uma cultura que negligenciou por muitos anos as pessoas com deficiência. O não cumprimento das leis é reflexo dessa cultura de que a pessoa com deficiência não tem utilidade para a sociedade. Mas eles só precisam do suporte para ter essa vida digna”, explicou a mãe.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados