Após muita luta e perseverança, a Comunidade de Bom Acerto, no município de Balsas (MA), terá sua terra para produzir, tirar o seu sustento e viver em paz e com dignidade.
Após muita pressão, a prefeitura de Balsas está cumprindo a sua parte no acordo celebrado com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA), garantindo recursos para a aquisição de uma área agricultável e sem litígio, para os camponeses do Bom Acerto.
Logo em seguido ao acordo, a administração municipal de Balsas chegou a destinar um território. Mas o local já era ocupado. Agora uma área está sendo adquirida, com a formalização de um contrato de compra e venda, para as famílias de Bom Acerto.
A advogada Lucilene Nunes comemorou esta vitória. Quando ela nasceu seus pais já moravam em Bom Acerto, comunidade onde ela cresceu e foi criada. O pai dela, Manoel Batista Nunes, de 87 anos, morreu por conta da luta por esta terra.
Seu Manoel tinha 87 anos e morreu deprimido, no dia 04 de fevereiro de 2022, algum tempo depois de ser despejado.
Lucilene jurou para o pai que iria honrar sua luta e seguir pelejando pela terra. E a comunidade também honrou a memória dele.
Leia também: Balsas! Comunidade pede cumprimento de acordo por prefeitura
Após anos de um histórico de violência, quando as famílias de Bom Acerto tiveram suas casas incendiadas, os moradores comemoram a conquista de um local para viver.
A comunidade formada de camponeses, sempre tirou o seu sustento da produção de alimentos como mandioca, milho, arroz, feijão, além das árvores frutíferas.
Parabéns Dra. Lucilene Nunes por essa árdua luta que culminou com a vitória de seu povo.👏👏👏🦑