O Vozes da Terra é uma ação de comunicação popular, com objetivo de formar comunicadores e comunicadores dentro dos seus territórios impactados pelos conflitos no campo.
A iniciativa é fruto da oficina de comunicação popular no enfrentamento às violações de direitos de povos e comunidades tradicionais, organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), através do Projeto ECOAR .
Para falar sobre esse assunto, o Jornal Tambor de quinta-feira (27/06) entrevistou Cleciane Santos Melo, Maurilene Martins da Silva e Estênio Pereira da Conceição, integrantes do Vozes da Terra.
(Veja, ao final deste texto, o Jornal Tambor com a íntegra da entrevista de Cleciane, Maurilene e Estênio)
Os integrantes do Vozes falaram que a oficina foi fundamental para ampliar uma rede de estratégias na defesa de seus territórios. Uma delas é o uso dos meios de comunicação como ferramenta de luta.
Eles destacaram que cada comunidade elaborou projetos comunicacionais para serem trabalhados e aprimorados em seus territórios.
Leia também: Cacuriá! Cem anos de Dona Teté estimula registro da cultura popular maranhense
Foram desenvolvidos: podcasts, rádios, perfis nas redes sociais e um cinema rural. Realizados para preservar a memória dos antepassados.
Para Cleciane a proposta fortalece a força da juventude. Ela destacou que os projetos elaborados durante a oficina precisam perdurar.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Cleciane, Maurilene e Estênio)
[…] o Vozes da Terra, uma ação de comunicação popular que visa formar comunicadores em territórios impactados por […]