Em entrevista ao Jornal Tambor na sexta-feira, dia 24 de maio, a violonista maranhense Thaynara Oliveira disse que “a música é uma forma de educar”. Segundo a artista, o ensino e a arte devem permanecer unidos.
A violonista teve destaque no recente Festival Feminino, realizado em São Luís. O evento contou com grandes instrumentistas e artistas, da poesia, música, cinema e artes visuais.
(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista de Thaynara Oliveira)
Leia também: É histórico! Toada de Zé Olhinho registra violência contra cultura maranhense
Na entrevista para a Agência Tambor, Thaynara falou sobre o protagonismo feminino na música instrumental.
Iniciada nas artes desde a infância, Thaynara é violinista, cantora lírica e educadora musical. Ela foi premiada em vários festivais, participou de orquestras e tocou ao lado de artistas como César Teixeira. Hoje ela se dedica também à educação.
A artista disse que participar do Festival Feminino foi “gratificante e desafiador ao mesmo tempo”. De acordo com a cantora, o evento foi importante para ela divulgar um trabalho diferente daquele que normalmente apresenta.
Thaynara ressaltou que “foi um desafio montar uma banda somente de mulheres, em um curto prazo de tempo”. Ela destacou que “geralmente toco músicas mais introspectivas, no festival levei um repertório mais misto e popular”.
Em relação à presença de mulheres na música instrumental, a artista reforçou que é necessário mais reconhecimento e valorização do trabalho de instrumentistas locais.
Na entrevista ela também abordou a enorme riqueza da cultura e das artes no Maranhão e da necessidade de uma valorização bem maior, especialmente por parte do poder público.
Ao final da conversa com Lívia Lima, ela pegou seu violino e tocou ao vivo um trecho da música Boi de Lágrimas, que ficou famosa na voz de Alcione e é de autoria de Raimundo João Pinheiro Júnior, o famoso Makarra,
O trabalho de Thaynara pode ser acompanhado pelo @thaynara.musica.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Thaynara Oliveira)