O Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB/MA) inicia esta semana mais um projeto: o Clube da Leitura.
A primeira edição será realizada no sábado (24/08), a partir das 15h, na Biblioteca Popular Maria Firmina dos Reis, localizada na Sede do Sindicato, na Rua do Sol, Centro de São Luís.
O projeto visa fortalecer a formação político-sindical, fomentar novos leitores e promover a integração dos bancários com outras categorias por meio da leitura compartilhada de obras em encontros presenciais mensais.
Para a estreia do Clube da Leitura, foi selecionada a obra “De Olhos Bem Abertos: uma história não contada sobre relacionamento abusivo”, da escritora Manuela Xavier.
Cada edição contará com um mediador, um especialista e, por vezes, o próprio autor, para dialogar com o público sobre a obra e compartilhar experiências e aprendizados.
Marília Durans, bibliotecária do SEEB/MA e responsável pela idealização do Clube da Leitura, destacou que “De Olhos Bem Abertos é um livro obrigatório para todos e todas, pois aborda um tema atualíssimo e indispensável para nossa formação política, social e pessoal”.
No livro, a psicanalista e influenciadora Manuela Xavier convida à conscientização coletiva sobre o abuso nas relações amorosas, promovendo conhecimento e empoderamento feminino.
Ela alerta que “é senso comum acreditar que um relacionamento é abusivo apenas quando a violência é física ou sexual, mas há outro tipo de violência muito presente nas relações amorosas, que ainda é pouco discutida fora de algumas bolhas: a psicológica”.
Leia também: Povos e Comunidades Tradicionais! Encontro da Teia trata de questões fundamentais, prioritárias, vitais
A violência psicológica, muitas vezes disfarçada por palavras doces, tom de proteção ou vitimização por parte do agressor, faz com que a pessoa que sofre abuso se sinta culpada por algo que não fez. Isso é uma violência diretamente ligada à manipulação do abusador sobre a vítima.
Diante da relevância do tema, a coordenadora do Sindicato, Nathalee Brusaca, convida todos os trabalhadores e trabalhadoras a comparecerem ao evento.