Na quarta-feira (05/04), às 18:30, no Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis, na rua Rio Branco, Centro de São Luís, foi realizado o XI Ciclo de Debates do ObEEC e o lançamento do livro “Ouvintes Falantes: produção e recepção dos programas jornalísticos no Rádio AM”, do prof. Ed Wilson Araújo. Na oportunidade, a obra será vendida.
Para falar sobre esse assunto, o Jornal Tambor de quarta-feira (05/04), entrevistou Larissa Leda Fonseca Rocha e Ed Wilson Araújo.
Larissa é professora do Departamento de Comunicação Social da UFMA, coordenadora do Grupo de Pesquisa Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação – (ObEEC/UFMA).
Ed Wilson é jornalista, professor do Departamento de Comunicação Social da UFMA, presidente da Abraço-MA e integrante da Agência Tambor.
(Veja, ao final deste texto, a edição do Jornal Tambor com a entrevista de Larissa Leda Fonseca Rocha e Ed Wilson Araújo)
Larissa explicou que o tema escolhido para este ano é sobre comunicação e gênero. Ela declarou que o debate busca promover discussões relacionadas à pesquisa de alunos e professores na área da comunicação, e, através disso, fomentar ideias juntamente com a comunidade de dentro e fora da universidade.
“O Ciclo é um momento muito importante para que a gente construa uma ponte com a sociedade. É uma oportunidade para que nós possamos discutir e conversar o que a gente está pesquisando com a sociedade civil. Então, qualquer pessoa é bem-vinda”, enfatizou a professora.
Para Ed Wilson, o debate é importante para promover pesquisas que dialoguem e contribuam para a comunidade de alguma forma. Seu livro é fruto de sua tese de doutorado em Comunicação pela PUC do Rio Grande do Sul.
“O livro é resultado do meu hábito de muito tempo de escutar rádio. Até que chegou um momento em que se converteu em um objeto científico, foi então que passei a estudar a prática cultural da audiência, dos ouvintes participativos nos programas de rádio AM”, afirmou o autor.
Este é o terceiro livro de Ed Wilson. O primeiro é fruto da dissertação de mestrado em Educação na UFMA: “Rádios comunitárias no Maranhão: história, avanços e contradições na luta pela democratização da comunicação”.
Na segunda publicação, de autoria coletiva, Ed Wilson Araújo é um dos organizadores. A obra analisa a formação do bairro Anjo da Guarda pela perspectiva de duas experiências radiofônicas: “Vozes do Anjo: do alto-falante à Bacanga FM”
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Larissa Leda Fonseca Rocha e Ed Wilson Araújo)