Skip to main content

Na Praça das Árvores! Empório Social torna-se referência em São Luís

O projeto “Empório Social” se consolida e, este ano, chega à sua sétima edição. Ampliado e com novidades, a ocupação sociocultural acontecerá no dia 23 de novembro, das 8h às 12h e das 16h às 21h, na Praça das Árvores, no Cohatrac, uma região muito populosa da cidade de São Luís.

“Começamos timidamente. E, hoje, o Empório Social é referência não só para o Complexo Cohatrac, mas para toda a Ilha de São Luís”, comemora a assistente social Dorian Azevedo, uma das organizadoras do evento.

Dorian revela que, nesta edição, o projeto ocorrerá em dois turnos, pois ganhou uma proporção muito maior, não só no aspecto material, mas essencialmente em termos de participação e aglutinação de parceiros para um evento “extremamente necessário para a nossa cidade”.

Uma das novidades é a realização da “Feira Holística”, que acontecerá no período da tarde.

Segundo Dorian, a Feira “não é apenas uma exposição e comercialização de produtos. Trata-se de um conceito mais amplo, com uma tribuna popular onde os presentes podem manifestar suas ideias e perspectivas sobre a cidade que sonhamos e queremos.”

Os empreendedores holísticos apresentarão suas produções no âmbito da gastronomia, de produtos estéticos e de outros itens que promovem qualidade de vida.

O Empório

Dorian também destacou que o Empório Social é uma iniciativa sociopedagógica e cultural para “fortalecer o protagonismo da comunidade, difundir a cidadania e promover espaços que propiciem lazer e aprendizado.”

Uma das principais linhas de atuação do Empório Social é a construção de uma cultura de inclusão coletiva e comunitária, por meio de atividades que garantam direitos e cidadania.

O projeto fomenta o sentimento de pertencimento e o empoderamento da comunidade, além de ter como foco primordial o respeito à diversidade, às diferenças e o combate ao preconceito, à discriminação e à violência.

Leia também: Projeto de Lei: direitos das pessoas com fibromialgia é assunto no Congresso Nacional

Entre os objetivos específicos do projeto estão o estímulo à formação cultural coletiva; o compartilhamento de experiências, impressões e sensações em um espaço público que reúne arte, música, natureza e diferentes gerações.

O projeto conta com uma metodologia dialógica, abordando aspectos de uma construção social que envolve distintos elementos presentes na comunidade e na cidade. A programação é dinâmica e inclui oficinas, rodas de conversa, lançamentos de livros, exposições de arte e cultura, música, teatro, atividades ambientais, entre outros.

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Dorian Azevedo

A agência Tambor é uma parceira dos movimentos sociais do Estado do Maranhão, e o Comitê da Praça das Árvores é uma articulação comunitária que pensa a cidade como um direito de todos(as) os citadinos. O Empório é uma estratégia coletiva de ocupação dos espaços públicos livres para usufruto Social. Agradecemos essa parceria ,
juntos em defesa de uma cidade menos segregada espacialmente.


1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados