As marcas maranhenses, Desalinho e a Moda do João foram selecionadas para a 3ª edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), que acontecerá, em Belém (PA), entre os dias 08 e 12 de novembro.
As duas linhas de roupas representam o Maranhão e estão entre as cinco melhores do Nordeste, na categoria Moda.
O MICBR é um megaevento de negócios, que reúne empresas e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil e de outros países.
O evento inclui rodadas de negócios, atividades de networking, showcases, mentorias, conferências, mesas de debate e atividades culturais, envolvendo economia criativa.
O Jornal Tambor de sexta-feira (22/09) entrevistou João Belfort, idealizador da Moda do João e Marcos Ferreira, da marca Desalinho.
Leia também: Rosa Gregório será homenageada no 3º Seminário de Comunicação e Poder no Maranhão
(Veja, ao final deste texto, a íntegra do Jornal Tambor, com a entrevista completa de João Belfort e Marcos Ferreira)
Segundo os dois idealizadores, o evento é uma oportunidade para “exaltar e dar mais visibilidade à qualidade da moda maranhense”. Para eles, o mercado de moda do Maranhão merece destaque dentro e fora do estado.
Marcos disse que a marca Desalinho nasce como uma proposta de “repensar a moda para corpos diversos, sem identificação de gênero”. Ele ressaltou que um dos desafios hoje no Maranhão é a falta de recursos e leis de incentivo para a indústria da moda.
Para João é preciso mais investimento do poder público para fomentar o mercado da moda maranhense. Ele assinalou que a Moda do João “surgiu com a necessidade de mostrar a cultura local através das vestes e das cores”.
Os dois estilistas, também falaram da importância de haver cursos profissionalizantes de moda no Maranhão. De acordo com eles, é uma forma de valorizar e potencializar o trabalho de pessoas que estão iniciando nesse mercado.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de João Belfort e Marcos Ferreira)