O livro “Bibliotecas, livro e leitura no Maranhão: “políticas públicas para pensar uma sociedade leitora e cidadã” será lançado quinta-feira (11/11), às 18h, no Palácio Cristo Rei, na Praça Gonçalves Dias, no Centro de São Luís.
O Jornal Tambor ouviu hoje(9), a bibliotecária e professora da UFMA Mary Ferreira, organizadora do livro, que será lançado quinta-feira.
(Veja abaixo, a íntegra do Jornal Tambor, em nosso canal no YouTube, com a entrevista de Mary Ferreira)
O livro organizado por Mary traz um histórico da circulação de livros no Maranhão, a partir do século XIX; fala das políticas públicas desenvolvidas no Estado, nessa área, nos últimos 40 anos e registra uma pesquisa feita em 13 municípios maranhenses, tratando da relação da sociedade com livros e bibliotecas.
A professora da UFMA denunciou, no Jornal Tambor, casos de bibliotecas que estão sendo fechadas, no Maranhão, por iniciativa dos prefeitos.
A pesquisa foi realizada nos municípios de São Luís, Pinheiro, Arari, Chapadinha, Araioses, Caxias, Codó, Coroatá, Timbiras, São José de Ribamar, Santa Inês, Imperatriz e Balsas apresentando um cenário bastante preocupante.
Mary tratou também da relação das bibliotecas físicas, com o mundo digital. Disse que essa relação é importante e opinou no sentido de que “o livro (físico) nunca vai morrer”.
Ao final da entrevista, Mary falou da importância da iniciativa da Agência Tambor de planejar e inicar a montagem de uma biblioteca, em torno da memória de Domingos Freitas Diniz. Um projeto que virá junto de uma campanha “em defesa do porte de livros”.
Veja abaixo, o Jornal Tambor, com a entrevista da professora Mary Ferreira
O áudio (podcast) com essa entrevista de Mary Ferreira também poderá ser ouvido pela plataforma Spotify, disponível também aqui no site da Agência Tambor.