O Jornal Tambor desta sexta, 16/12, entrevistou a comunicadora popular, concludente do curso de Comunicação Social e integrante da Agência Tambor, Lívia Lima. A conversa foi sobre o curta-metragem “Caça-Palavras” (2022), que Lívia escreveu e dirigiu, ganhando recentemente o prêmio Volts 2022.
(Ao fim deste texto, veja a entrevista de Lívia Lima para o Jornal Tambor)
O curta venceu a categoria de melhor ficção em curta-metragem na premiação. A cerimônia de revelação dos vencedores aconteceu no dia 9/12, última sexta. Além da entrega dos prêmios, o evento reuniu performances de artistas e músicos locais.
O curta não é o primeiro roteiro de Lívia. Em 2020 ela foi roteirista e diretora de arte do curta “Querida”, que foi exibido no Festival Guarnicê de Cinema. Já “Caça-Palavras” foi um roteiro previamente escrito que marcou a primeira experimentação da cineasta para a direção. “Eu sempre gostei do cinema, desde as disciplinas que tive no curso. Encontrei amigos que também tinham essa atração ao cinema e isso me encantou muito”.
O roteiro está aberto a interpretações quanto ao seu gênero de narrativa e passeia entre o drama, o suspense e o terror psicológico, como conta a diretora, que diz ter recebido feedbacks de amigos comparando os acontecimentos da produção às suas vidas.
“O bacana é isso, conseguir essa verossimilhança com o público que assiste. Acho que é isso que é válido na cultura, ter essa aproximação do público, especialmente pra quem tá criando. A gente escreve uma coisa e acaba tendo o retorno de algo completamente diferente”, contou Lívia.
O filme não está disponível para o público por enquanto, mas estará em breve. Lívia diz que as limitações de distribuição do curta são para manter a exclusividade para futuros festivais. Interessados em acompanhar a agenda dos festivais para saber quando o curta estará acessível podem seguir a conta do Instagram do filme, @filmecacapalavras.
(Confira abaixo a entrevista com Lívia Lima para o Jornal Tambor)