A tradicional Escola de Samba Turma do Quinto vai homenagear, no carnaval deste ano de 2023, Josias Sobrinho. A escola de samba de São Luís vai tratar da vida e da obra do músico, cantor, compositor e poeta.
Josias completou no ano passado 50 anos de carreira. O Jornal Tambor desta sexta-feira (10/02), entrevistou o próprio homenageado.
(Veja, ao final desse texto, a edição do Jornal Tambor com a entrevista completa de Josias Sobrinho)
O enredo foi produzido para o carnaval de 2022, mas devido ao aumento de casos de Covid-19 na capital, o desfile não aconteceu.
Esse ano a escola pretende levar para avenida grandes obras que consolidaram a carreira musical de Josias, entre elas, as canções “Dente de Ouro”, “Catirina” e “Engenho de Flores”.
Josias disse que não esperava a homenagem da escola e ressaltou que a Turma do Quinto sempre esteve presente na sua vida, o que proporcionou muitos encontros e amizades com sambistas no bairro da Madre Deus, em São Luís.
“Essa escola é minha paixão. Eu recebi a homenagem com bastante alegria. Saber que minha produção de 50 anos dá um enredo para uma escola como o Quinto é de tirar o chapéu”, afirmou o músico.
Turma do Quinto
A Escola de Samba Turma do Quinto é uma das escolas mais antigas de São Luís. Fundada no ano de 1940, no bairro da Madre Deus, um dos bairros mais culturais da cidade. A escola é a que detém mais títulos de campeã. Seus enredos quase sempre tratam sobre a cultura do Maranhão.
Seu último título de campeã foi em 2014, algo que não acontecia desde 2005. A escola fez um grande desfile, homenageando o pai de santo mais formoso do Maranhão, Bita do Barão.
(Com informações: Redes Sociais Turma do Quinto)
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Josias Sobrinho)