Para celebrar o Dia Mundial da Fotografia, o Coletivo Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (NUPPI) realizará um evento com a temática “Maramazônia: imaginários da Amazônia Maranhense”, no dia 16 de agosto.
A atividade propõe uma reflexão sobre as representações da Amazônia maranhense por meio da fotografia.
Além disso, busca discutir, através da fotografia, de que forma esse bioma está inserido no cotidiano das pessoas e as consequências da crise climática no meio rural e urbano.
Leia também: Jailson Belfort e sua arte com canetas
Para falar sobre esse assunto, o Jornal Tambor de sexta-feira (19/07) entrevistou Carol Libério.
Ela é fotógrafa, videasta e professora do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Também integra o NUPPI e é coordenadora do evento.
(Veja, ao final deste texto, o Jornal Tambor com a íntegra da entrevista de Carol Libério)
Segundo a professora, o evento propõe que as pessoas “pensem a fotografia não só como elemento de registro, mas como uma força política, que mostra a ideia de uma Amazônia que sobrevive e resiste diante dos problemas ambientais”.
Libério pontuou que a fotografia é também uma ferramenta de luta e denúncia. Ela disse que a iniciativa busca visibilizar uma Amazônia que faz parte da nossa cultura.
“Não é porque é um evento sobre a Amazônia que a gente só quer foto de florestas. A gente quer entender que outras imagens podem gerar um contraponto a esse discurso”, afirmou a fotógrafa.
Inscrições e Convocatória de Ensaios Fotográficos
As inscrições para a mesa-redonda, bem como a submissão de imagens para fotoprojeção, devem ser feitas aqui, havendo certificação para os ouvintes presentes no dia, assim como para os selecionados na chamada da convocatória.
O processo de submissão de arquivos para fotoprojeção foi aberto do dia 17 até o dia 31 de julho. A chamada está aberta para pessoas que pertençam aos territórios da Amazônia nacional e internacional.
As imagens selecionadas serão projetadas na noite do evento no Centro Cultural da Vale – MA, estando implícita no ato de envio a aceitação da exibição da obra em espaço público.
Fotógrafos interessados devem disponibilizar para download, via Google Drive, um conjunto composto por no mínimo 05 e no máximo 10 imagens, tendo como inspiração o tema “Compartilhantes Amazônidas”, formando um conjunto coeso.
Os arquivos que não estiverem disponíveis ao longo do processo da convocatória não serão avaliados.
As imagens submetidas passarão por um processo de seleção feito por uma comissão de curadores, a partir de critérios técnicos, estéticos e conceituais.
Não serão aceitas fotografias que retratem menores de idade devido às questões éticas do direito de imagem.
Os autores e autoras das submissões contempladas para exibição serão notificados por e-mail e receberão certificados de participação na convocatória.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Carol Libério)